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CARTA DE ATENAS 1931

Por:   •  27/11/2019  •  Seminário  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

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CARTA DE ATENAS 1931

  • FRUTO DE UM ENCONTRO ORGANIZADO PELO ESCRITORIO INTERNACIONAL DE MUSEUS DA SOCIEDADE DAS NAÇOES
  • 2 ORGAOS PUBLICOS QUE EXISTIAM NO INICIO DO SECULO 20 E PERMANECEU ATÉ O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
  • A PARTIR DAI FOI CRIADA A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS, ONDE HAVIA UM ESCRITORIO INTERNACIONAL DE MUDEUS, ONDE HAVIAM ORGANIZAÇOES NA GRECIA PARA TRATAR SOBRE A QUESTAO DO RESTAURO, ESSE ENCONTRO ENVOLVEU PROFISSIONAIS DA ARQUITETURA MODERNISTA.

A CARTA DE ATENAS MARCO O COMEÇO DAS FORMULAÇOES PATRIMONIAIS EM NIVEL NACIONAL COM A TENTATIVA DE CRIAÇOES DE DIRETRIZES VOLTADAS A PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO

  • CHEFIADA POR JULES DESTREE, PRESIDENTE DO ESCRITORIO INTERNACIONAL DE MUSEUS, SESSOES DIRIGIDAS POR DELEGADOS DE DIVERSOS PAISES.
  • A CARTA FOI CRIADA POR PROFISSIONAIS LIGADOS A RESTAURAÇÃO COM O INTUITO DE ESTABELECER UMA CERTA ORIENTAÇÃO DE NIVEL INTERNACIONAL PARA PROCEDER EM SITUAÇOES DE RESTAUROS DE MONUMENTOS.
  • QUESTAO EM NIVEL NACIONAL EM QUESTAO DE PRESERVAÇÃO
  • TEM COMO OBJETO TRAZER EM PAUTA AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇOES DAQUELA EPOCA, ASPECTOS LEGAIS, TECNICOS E CONSTRUTIVOS.

TOPICOS IMPORTANTES

  • PREOCUPAÇÃO DE UM TRABALHO VOLTADO NÃO SOMENTE PARA RECONSTRITUIÇÃO INTEGRAL DO BEM, MAS TAMBEM PARA UM TRABALHO DE PROTEÇÃO QUE SEJA GARANTIDA AO LONGO DO TEMPO, PARA QUE ELE NÃO PRECISE SER RESTAURADO
  • RECOMENDA QUE OS BENS SEJAM INSERIDOS NO COTIDIANO DA POPULAÇÃO, QUE ELE TENHA UMA IMPORTANCIA SOCIAL , QUE SEJA HISTORICA, ARTISTICA E ARQUITETONICA.
  • QUE ESSE BEM NÃO FIQUEI SEM UTILIZAÇÃO, QUE ELE TENHA CARATER CULTURAL
  • O DIREITO PUBLICO ELE DEVE SE SOBREPOR AO INTERESSE DE UM DIREITO PRIVADO.
  • AÇAO DE PRESERVAÇÃO AO ENTORNO, PARA NÃO DESCONFIGURAR O SENARIO DO ENTORNO, NÃO COMENTE AGIR SOBRE O BEM MAS TAMBEM SOBRE O ENTORNO, RESPEITANDO O ESTILO DO BEM PATRIMONIAL
  • PROIBIÇÃO DE PUBLICIDADE SOBRE O BEM TOMBADO: EXEMPLO DE SÃO PAULO ONDE OS BENS TOMBADOS SERVEM COMO COMERCIOS, PERDENDO OS TRAÇOS DO BEM TOMBADO.
  • PROIBIDO A PRESENÇA ABUSIVA DE POSTES, INDUSTRIAS, TUDO OQ POSSA TRAZER PROBLEMAS DE VISUALIZAÇAO DOS MONUMENTOS.
  • RECOLOCAÇÃO EM SEUS LUGARES DOS ELEMENTOS ORIGINAIS ENCONTRADOS, CADA VEZ QUE  O CASO PERMITA, OS MATERIAIS NOVOS NESSE CASO DEVEM SER SEMPRE RECONHECIDOS.
  • ANASTILOZE: É VOCE COMPOR  E RESTAURAR O BEM A PARTIR DE PEDAÇOES DE TRAÇOES ORIGINAIS MAS USANDO O EMPREGO DE NOVAS TECNICAS E RECONHEÇER QUAL A PARTE ANTIGA E A PARTE NOVA, NÃO PASSA A IMPRESSAO DE MESMO MATERIAL E SIM RESALTAR A DIFERENÇA.
  • DESTACAR O ANTIGO E O NOVO
  • A AÇAO EDUCATIVA GERA RECONHECIMENTO NO PATRIMONIO RESTAURADO, ISSO GARANTE A MAIOR CONSERVAÇÃO EVITANDO UM RESTAURO.
  • CADA ESTADO PUBLIQUE UM INVENTARIO DOS MONUMENTOS HISTORICOS NACIONAIS, ACOMPANHANDO DE FOTOGRAFIAS E DOCUMENTOS, E QUE CADA ESTADO TENHA O SEU ARQUIVO ONDE SERAM REUNIDOS OS SEUS MONUMENTOS HISTORICOS: OU SEJA, UMA TENTATIVA DE QUE OS ESTADOS CONSOLIDEM OS SEUS PROPRIOS ORGAOS DE CONSERVAÇÃO E QUE ELE PROMOVAM DOCUMENTAÇAO DESSES BENS E QUE ESSES ORGAOS SEJAM INFORMADOS NO ESCRITORIO INTERNACIONAL DE MUSEUS.

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