CENTRAL DE COLETA E TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A CIDADE DE GUARACIABA-SC
Por: Jessica Primaz • 5/3/2020 • Artigo • 4.907 Palavras (20 Páginas) • 210 Visualizações
CENTRAL DE COLETA E TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A CIDADE DE GUARACIABA-SC
Jéssica Aline Schmidt
Leandra Daiprai
Resumo: O presente estudo propõe o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de uma Central de coleta e triagem de resíduos sólidos para a cidade de Guaraciaba-SC, onde analisou-se o fato que o munícipio não possui um espaço adequado para realizar a triagem dos materiais, bem como da importância de um espaço para o adequado desempenho das atividades. Através de pesquisa e revisão bibliográfica, elaborou-se o referencial teórico com informações pertinente ao tema. A realização dos estudos de caso contribuiu pra a análise da funcionalidade e fluxos, a fim amadurecer o repertório, para que este possa auxiliar no desenvolvimento da proposta. No levantamento da área de estudo, para a escolha do terreno, levou-se em consideração o deslocamento dos coletores até a central de triagem e o acesso facilitado ao lote, bem como, os condicionantes e o entorno. Percebe-se com o estudo que é de extrema importância a implantação de uma central de triagem na cidade de Guaraciaba-SC, pois através da implantação de equipamentos e de um local adequado para a seleção dos materiais, os coletores terão mais dignidade e melhores condições de trabalho, e em contra partida, contribuir com a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
Palavras-Chave: Central de triagem; resíduos sólidos; reciclagem; coleta seletiva.
1 INTRODUÇÃO
Um grande problema encontrado nos centros urbanos atualmente é a destinação dos resíduos sólidos, provenientes de atividades domésticas e comerciais da população, sendo o lixo, algo inesgotável. Conforme Neto Pereira (1999), é possível reduzir sua produção ou quantidade, porém sempre estarão sendo gerados resíduos. Assim, aprender a reduzir e reutilizar os materiais para evitar desperdício pode ser uma solução ideal para esse problema.
Os problemas resultantes da geração dos resíduos sólidos urbanos são cada vez mais preocupantes devido ao grande crescimento populacional e ainda, ao desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, que levou ao aumento do consumo de bens e, consequentemente, da geração de lixo (MAGLHÃES,2008).
Essa questão está diretamente ligada com a forma em que se vive. Há algum tempo, o lixo não representava problemas, uma vez que era composto em sua maior parte por substâncias orgânicas e que eram degradadas pela própria natureza. Hoje, com a grande quantidade de produtos industrializados, as pessoas são induzidas a consumir cada vez mais, e a gerar um volume exorbitante de lixo.
O impacto de uma vida mais consumista é grande nas cidades e o aumento de resíduos sólidos gerados pela população contribui para o esgotamento dos recursos naturais, poluição do ar, da água, do solo, além de problemas de saúde pública, em virtude da proliferação de parasitas e do surgimento de doenças (HEIDEN, 2007).
Como alternativa para reduzir os impactos dessa nova era, faz-se necessário uma reeducação e conscientização da população, através de políticas públicas que estimulem a redução, separação dos resíduos nas residências e interesse público em encontrar alternativas para amenizar os problemas por ele causado, bem como a valorização dos coletores.
Levando em consideração o importante trabalho dos coletores de materiais reciclados para as cidades e, tendo em vista que no município de Guaraciaba não há um espaço destinado exclusivamente para tal fim, este trabalho, visa propor através de uma central de triagem e coleta de materiais reciclados, um espaço físico para os associados desenvolverem suas atividades com qualidade e segurança.
2 PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS GERADOS
A partir do momento que a humanidade passa a ter um local fixo de moradia, observa-se um aumento e acúmulo da geração de resíduos, porém, durante muitos anos na sociedade, a principal atividade desenvolvida era a agricultura, onde se produzia para própria subsistência. Com a Revolução Industrial, o trabalho manual passou a ser substituído pelas máquinas e a produção passou a ser em série, voltada para industrialização e venda de produtos.
Com os avanços tecnológicos surgem os impactos ambientais que ocorrem devido ao aumento dos bens de consumo e da geração de resíduos sólidos. Segundo Braga et al., (2010) o modelo econômico atual, induz o consumo e acelera o processo de degradação dos recursos naturais, cria tecnologias poluidoras de modo a atender às necessidades e contribui para a geração de resíduos.
Nos anos anteriores, quando as cidades não eram tão adensadas, os resíduos eram degradados pela própria natureza, porém, o que acontece atualmente é que com a grande quantidade de produtos industrializados a natureza não consegue eliminá-los no seu ciclo.
Muitos problemas ambientais são decorrentes de problemas sociais. Podemos citar a urbanização no Brasil, que aconteceu de uma forma rápida e descontrolada e sem a infraestrutura necessária, a concentração da população em determinado espaço, ocasionando geração e acumulo de resíduos, entre outros problemas como pobreza, falta de moradia e emprego.
O Brasil passou por um acelerado processo de urbanização a partir da década de 1950. Em um período de apenas 50 anos, deixou de ser um país de população rural, constituindo-se em um país urbano, com cerca de 84,4% da população residindo em cidades (IBGE, 2000 apud BRAGA et al.,2010). Entretanto, em nenhum momento do desenvolvimento da humanidade houve uma produção tão grande de resíduos sólidos como nos dias de hoje, sendo sua composição diretamente relacionada ao modo de vida da população e a facilidade de acesso aos bens de consumo que há atualmente (BRAGA et al., 2010).
Com o aumento populacional nos centros urbanos, torna-se inevitável a utilização de produtos industrializados. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novos produtos, a utilização de bens de consumo cresce cada vez mais e, consequentemente, há um aumento na geração de resíduos.
Cria-se a partir de então, um estilo de vida baseada no consumo e, não havendo a conscientização da população em reduzir e reciclar, cada vez mais o ambiente será degradado, reduzindo os recursos naturais que poderão estar esgotados para as próximas gerações.
2.1 RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS
A definição de resíduos está ligada a condições climáticas, hábitos e costumes que se diferenciam
...