METAPROJETO DE UMA BIBLIOTECA CENTRAL PARA A CIDADE DO NATAL-RN
Por: mateusmafra_ • 29/10/2022 • Monografia • 1.684 Palavras (7 Páginas) • 133 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MATEUS MAFRA ROCHA
ANTEPROJETO DE UMA BIBLIOTECA MULTIMÍDIA PÚBLICA PARA A CIDADE DO NATAL - RN
MATEUS MAFRA ROCHA
ANTEPROJETO DE UMA BIBLIOTECA MULTIMÍDIA PPARA A CIDADE DO NATAL - RN
Plano de Trabalho apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.
Professora: Suerda Ivanete Gomes De Faria
Orientadora: Prof.ª Rosanne Albuquerque
SUMÁRIO
1 TEMA..................................................................................................................4
2 OBJETO DE ESTUDO .......................................................................................4
3 OBJETIVOS .......................................................................................................4
3.1 OBJETIVO GERAL .............................................................................................4
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................4
4 JUSTIFICATIVA .................................................................................................5
5 METODOLOGIA.................................................................................................7
6 CRONOGRAMA .................................................................................................8
REFERÊNCIAS ................................................................................................9
1 TEMA
Biblioteca Pública
2 OBJETO DE ESTUDO
Anteprojeto de uma Biblioteca Multimídia Pública para a cidade do Natal – RN.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Propor uma biblioteca pública com acervo múltiplo de conteúdo literário, musical e visual na cidade do Natal – RN, como forma de induzir os usuários a serem mais produtivos, reflexivos, independentes, e aptos a explorar eficientemente os recursos colocados à sua disposição.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Disponibilizar material informacional de ordem diversa e do patrimônio histórico da cidade do Natal;
- Criar Espaços de leitura que interajam com a paisagem;
- Otimizar o uso da iluminação natural dentro do edifício a ser projetado;
- Projetar espaços que utilizem o conforto térmico de forma adequada;
- Acessibilidade para todos
- Adotar partido arquitetônico contemporâneo, uso de concreto, metal, vidro e madeira;
4 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema desenvolveu-se pela necessidade de entender como a biblioteca pública pode contribuir para a socialização e enriquecimento da sociedade. Para justificar tal importância explora-se o fato de que o ser humano precisa receber incentivo ao desenvolvimento do hábito à leitura. Dessa forma, há necessidade do estudo sobre a implantação da biblioteca no cumprimento da formação de uma cultura consolidada, enfatizando-se as formas de acesso a materiais informativos, atividades lúdicas e culturais, pois é nesse ambiente onde se pode adquirir e absorver informações, abrindo várias formas de raciocínio, criatividade e desenvolvimento da linguagem.
O projeto tem como finalidade trazer de forma efetiva a comunidade para o ambiente educacional, rompendo as barreiras acadêmicas de uma biblioteca, transformando-a em um ambiente de aprendizagem e lazer. A cidade do Natal dispõe de algumas bibliotecas como a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, criada juntamente com a Fundação José Augusto em 08/04/1963 no Governo do Exmº Sr. Dr. Aluízio Alves. Mas só em 26 de fevereiro de 1969 foi inaugurada na gestão estadual do Exmº Sr. Monsenhor Walfredo Gurgel, e na gestão da Fundação José Augusto, a Sra. Profª Ilma Melo Diniz e a primeira Diretora a Sra. Bibliotecária Zila Mamede. Apesar de contar com um extenso acervo de conteúdo, o lugar entrou em declínio em 2007, desde 2008 foi realizado um diagnóstico apontando problemas e necessidades e suas portas estão fechadas para o público até então.
Nasce assim a necessidade da criação de um novo espaço para armazenar novos materiais informacionais e preservar o patrimônio literário da cidade do Natal-RN. A biblioteca Pública Multimídia da Cidade do Natal-RN recebe esse título por dispor em seu patrimônio não apenas conteúdo literário, e sim todo tipo de acervo de comunicação, contando também com áudio e vídeo.
A proposta tem como princípio atrair o mais diverso tipo de público, seja ele infantil, adulto e idoso, além de estar enquadrada dentro de todas as normas de acessibilidade, garantindo acesso para pessoas com qualquer tipo de necessidade especial. O edifício deve se converter em uma referência cultural, através da informação e formação de sua arquitetura, sendo esta uma arquitetura conteporânea que traga diversos elementos referentes a diversas formas de comunicação, possibilitando o desenvolvimento de atividades diferenciadas, interação e aprendizagem, atendendo as necessidades não apenas de estudo, mas de consulta e entretenimento.
Para isso, toma-se como base um partido de organização baseado em livrarias, visando atrair também o público não leitor, onde as pessoas possam ler em ambientes descontraídos, contando com salas com fachadas translúcidas onde possa haver interação com a paisagem. O espaço a ser projetado conta com três pilares fundamentais: Leitura, Música, e Vídeo.
A leitura funciona como um passaporte para o mundo letrado e para o acesso
aos bens culturais. A leitura é um componente da vida social na medida em que
...