CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Por: Brenda Pimentel • 21/11/2020 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
BRENDA LAIZE PIMENTEL SANCHES
INGLISOM SANCHES CORRÊA
KALINE GENALVA MACENA CASSULI
KEVEN LUCAS GONÇALVES DOS SANTOS
MARIA JULIANA LIBERAL DOS SANTOS
ROSILDA MIRANDA CAMPOS DE SOUSA
VINICIUS RODRIGO NOGUEIRA PONTES
PROJETO URBANO III
SANTARÉM – PA
2020
BRENDA LAIZE PIMENTEL SANCHES
INGLISOM SANCHES CORRÊA
KALINE GENALVA MACENA CASSULI
KEVEN LUCAS GONÇALVES DOS SANTOS
MARIA JULIANA LIBERAL DOS SANTOS
ROSILDA MIRANDA CAMPOS DE SOUSA
VINICIUS RODRIGO NOGUEIRA PONTES
PRAIA DO MARACANÃ – SANTARÉM / PA
(PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)
Trabalho elaborado e apresentado como requisito para obtenção de nota na matéria de Projeto Urbano lll em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA).
Professora: Prof. Arq. E Urb. Amily Martins
SANTARÉM – PA
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Entendemos que o presente trabalho foi para definir as diretrizes e parâmetros para a implantação de uma proposta para a praia do maracanã, mostrando a importância que a mesma tem para a cidade, por ser o balneário mais próximo e as principais atividades exercidas no local. A proposta busca soluções amigáveis para o meio ambiente e para uma geração futura para que se tenha qualidade de vida e poder desfrutar da natureza no espaço.
Segundo Raquel Rolnik, a falta de qualidade de vida, é apontada como a responsável pelo estresse dos cidadãos, pela deterioração que assola as cidades nesse final de século. O bairro do Maracanã é considerado bastante perigoso devido possuir uma infraestrutura precária com pouca iluminação, dificultando até mesmo o acesso policial, fazendo com que bandidos ali se escondam, aterrorizando um pouco Há moradores que se organizam para defender a qualidade de vida dos bairros e há uma espécie de consenso social em torno da necessidade de lutar por essa melhoria. Todos defendem e almejam a qualidade de vida, independente da maior ou menor inserção na cidade e da condição social.
Tendo em vistas esses conceitos e problemas podemos inferir a importância de conhecer profundamente as questões urbanas no bairro e na praia do maracanã, os problemas relacionados a esta área, são recorrentes ao longo de sua história, tornando-se cada vez mais graves com o crescimento demográfico, além de problemas de infraestrutura, mobilidade, saúde, muitos outros, esses parâmetros são de suma importância para a elaboração de soluções urbanísticas e ambientais, visando a melhoria da qualidade de vida da população e dos seus visitantes.
...