CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS
Por: Camila Costa Fernandes • 20/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA[pic 2]
ARQUITETURA E URBANISMO
CAMILA APARECIDA COSTA FERNANDES
CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS
[pic 3]
PONTA GROSSA PR
2018
[pic 4]
CAMILA APARECIDA COSTA FERNANDES
CINE TEATRO ÓPERA: SUAS TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Educacional de Ponta Grossa – Unopar:
Prof(a): Katlheen Biassio.
PONTA GROSSA PR
2018
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 Antigo Fórum da Comarca de Ponta Grossa 7
Figura 2 Edificío após Restauro 7
Figura 3 Telhas e madeiras comprometidas pela umidade e polo cupim 8
Figura 4 Trabalho de recuperação do telhado e troca das telhas 9
Figura 5 Sala do júri com problemas estruturais na cobertura, que favoreceram a penetração da água por umidade descendente 9
Figura 6 Sala do júri com o teto de estuque restaurado, também as rachaduras da parede, aguardando a nova pintura 10
Figura 7 Janela de madeira - pintura e estrutura danificadas 10
Figura 8 Janelas de madeira após a recuperação aguardando a nova pintura 11
SUMÁRIO
1- Quais características do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa justificam seu tombamento? 5
2- Informações referentes ao processo de tombamento do Antigo Fórum. Quais as medidas tomadas em favor da sua conservação e porque foi importante tombar esse imóvel? 5
3- Os proprietários recebem algum tipo de benefício, tais como isenção do pagamento de IPTU ou desconto nas tarifas de energia ou água? 6
4- Organize imagens atuais e compare-as com as antigas que forem encontradas. 6
5- Relação do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa aos principais fatos históricos da cidade. 12
6- Dados sobre quem foram os proprietários do Antigo Edifício do Fórum de Ponta Grossa/ ou trabalharam no local. 12
REFERÊNCIAS 13
1- Quais características do Antigo Edifício do Fórum da Comarca de Ponta Grossa justificam seu tombamento?
O projeto se deve a Angelo Lopes, a construção a Paulo Ferreira do Valle, a carpintaria a Roberto Amadio e o acabamento externo das fachadas aos mestres Rodolpho Roedel e os irmãos Max e Alberto Wasgrau. Ocupando terreno de esquina, sem recuo das testadas, o edifício ostenta uma fachada trabalhada em massa segundo um vocabulário diversificado, como de praxe no ecletismo em voga na época. Sobre-elevado no nível da rua por um soco, o 1° pavimento, com a fachada tratada à bossagem, é ritmado por sequencia de vãos com arquivolta, destacando-se entrada com grade porta vazada de ferro.
O pavimento superior apresenta sequência dos vãos idêntica à de baixo, mudando porem a forma para retângulos de Cantos curvos. Destacam-se duas janelas rasgadas abertas para as sacadas sobre a entrada e na esquina. O coroamento é feito por cornija denticulada e platibanda ornamentada com baixos- relevos de desenho geométrico. Destacam-se os frontões que interrompem as platibandas: um triangular, pontuando o eixo da entrada do edifício, e os outros três curvos nas extremidades e na esquina.
O ritmo das fachadas é marcado por pilastras, sendo que algumas as percorrem da base à cornija e outras enquadram só os tramos do pavimento superior. São pilastras com caneluras rasas e capitéis toscanos.
No interior destacam-se os detalhes da escadaria e o trabalho de relevo no teto. A arquitetura exprime na materialidade uma afirmação da autoridade e do poder judiciário.
2- Informações referentes ao processo de tombamento do Antigo Fórum. Quais as medidas tomadas em favor da sua conservação e porque foi importante tombar esse imóvel?
Construído em local estratégico do ponto de vista social, econômico e político, foi inaugurado em 1928, o prédio do fórum de Ponta Grossa passando a abrigar o museu em 1983, mas precisou ser transferido do local em 2003 por não estar em boas condições de uso. Em seguida funciona até o momento como Museu Histórico da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Este tombamento tem como área de influencia a Praça Marechal Floriano Peixoto, destaca-se na paisagem urbana ao preservar suas características originais por meio do estilo arquitetônico eclético que exibe uma fachada com características da época e estar localizado na área histórica da cidade. Tombamento aprovado pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico realizada no dia 26 de semtembro de 1990. |
Parte superior do formulário
3- Os proprietários recebem algum tipo de benefício, tais como isenção do pagamento de IPTU ou desconto nas tarifas de energia ou água?
Dado não disponível.
4- Organize imagens atuais e compare-as com as antigas que forem encontradas.
A Figura 1, apresenta-se a fachada Original do edifício. Nas imagens abaixo é possível acompanhar parte do processo de restauração realizado de 2012 até 2016.
Nota-se que as cores originais do edifício não se mantiveram no atual restauro. Em pesquisa realizada, informa que o edifício passou por algumas obras necessárias (por conta da legislação vigente) da instalação de equipamentos de acessibilidade.
Para não descaracterizar os acessos do prédio, sugeriu a instalação provisória de uma plataforma elevatória no acesso lateral, pela Rua Marechal Floriano. Num segundo momento, o prédio deverá ganhar um elevador panorâmico para acesso ao piso superior, bem como outros itens de acessibilidade.
...