CURSO DE ARQUITETURA NOTA DE LEITURA DO CAPÍTULO 4 “MODERNISMO”
Por: Gisele Souza • 29/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 588 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE ARQUITETURA
NOTA DE LEITURA DO CAPÍTULO 4 “MODERNISMO”
DE GIULIO ARGAN
DISCIPLINA: TEORIA E HIST. DA ARQUITETURA
PROFESSOR: JOSÉ LÚCIO JÚNIOR
ALUNAS: GISELE A. / ROSILENE M
Rio de Janeiro
2019
ENTENDIMENTO DO TEXTO
O texto de Giulio Carlo Argan atribui como características comuns aos modernistas como a criação artística conforme à época, renúncia a evocação de modelos clássicos ou historicistas, tanto na temática quanto no estilo;
Redução da distância entre artes maiores e artes aplicadas;
A Busca de funcionalidade decorativa e aspiração a uma linguagem internacional ou européia;
Em 1910 formou se no interior do modernismo as vanguardas artísticas preocupadas não em apenas modernizar ou atualizar e sim em revolucionar radicalmente as modalidades e finalidades da arte.
O urbanismo formou-se nos séculos XIX e XX como ciência moderna, surgiu da necessidade de intervenções nas cidades que sofriam com o grande aumento da população, em função do êxodo rural, da insalubridade, dos problemas de habitação e de circulação. Passou a considerar a participação da comunidade no planejamento, tendo em conta que a cidade reflete o estado da sociedade e nela é expressa também uma determinada concepção do mundo.
Segundo Argan dentre as duas dimensões do urbanismo comunidade e individuo não deve haver oposição e sim harmonia.
A passagem da arquitetura tradicional para o urbanismo como arquitetura da cidade se processou no interior da pesquisa artística como desenvolvimento histórico desta.
A arquitetura se adequa por meios das quais a sociedade expressa seu sentimento do presente, os arquitetos modernistas consideram a cidade o local da vida, atendendo a suas novas necessidades que surgiram junto com as novas técnicas que refletem seu dinamismo interno.
Segundo Argan, o Art Nouveau, a arte nova, foi o gosto ou o "estilo" que expressou o espírito típico do modernismo, um fenômeno essencialmente urbano. Interessava às várias áreas representantes dos costumes: o urbanismo, os equipamentos urbanos e domésticos, a arte figurativa e decorativa, o vestuário, os ornamentos, os espetáculos, etc. Representava o gosto da burguesia moderna partidária do progresso industrial tido como um privilégio intelectual com “responsabilidades sociais”. A arte nova caracterizou-se pela temática naturalista.
COMO O MODERNISMO SE RELACIONA AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA EUROPA DA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX?
O modernismo ficou marcado por transformações vertiginosas e caóticas, além da efemeridade e sensação de fragmentação da realidade. Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos conceitos.
Acreditava-se que as formas “tradicionais” das artes plásticas, design, literatura, música e cinema estava totalmente ultrapassadas. Devia-se “criar” uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões.
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