TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DO MODERNISMO

Por:   •  8/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Obras moderno estado-unidense

Glass House Glass House

Arquiteto/projetista - Philip Johnson Ano - 1949 Localização - 199 Elm Stret, New Canaan, Connecticut, EUA. A Glass House projetada em 1949 pelo arquiteto Philip Johnson para servir como sua própria residência e teria sido inspirada no projeto da Farnsworth House - na época ainda em construção - de Ludwig Mies van der Rohe. A residência, considerada a mais marcante obra de Johnson, além de ser um marco para a arquitetura moderna. Tem como características o uso intenso de vidro e aço, que na constante proporção, transparência e reflexo de luz natural, proporciona um aproveitamento na sua totalidade da paisagem ao redor do terreno

Farnsworth House

Arquiteto/projetista - Ludwig Mies van der Rohe. Ano - 1945/1951 Localização - cidade de Plano, Illinois, nos Estados Unidos. A Farnsworth House é uma representação exemplar do estilo internacional de arquitetura nos EUA, o projeto desenhado por Ludwig Mies van der Rohe, é constituído por linhas finas, com planos superpostos dando uma ilusão de flutuação. Seu fechamento é composto praticamente por paredes de vidro, o que traduz numa intensa transparência aos espaços da casa. Já as paredes internas são compostas por madeira, oferecendo mais conforto a residência. Concebida por estruturas metálicas caracterizados nos oito pilares que sustentam a casa; e por duas lajes de concreto armado, uma sendo o piso suspenso, e a outra pela a cobertura. A entrada possui uma pequena escadaria que vence o desnível entre o solo e a casa, que dirige a varanda e o terraço.

Dulles International Airport, 1962

Localização: Washington, Estados Unidos

A obra constituída por formas curvas e orgânicas, possuindo uma entrada articulada que se destaca da estrutura moderna e repetitiva, fornecendo um acesso gracioso a todos que chegam. Sua composição se dá por concreto armado e vidro.

Korman House, 1971

Localização: Forth Washington, Pennsylvania A casa apresenta estrutura de materiais rústicos sendo estes madeira e tijolos vermelhos, possui pé-direito duplo e fechamentos envidraçados, seu interior é composto por vigas de pinos do Oregon, carvalho branco e forro pinos, sua combinação única de materiais criam um jogo de estrutura e luz. Sem muitos adornos se caracteriza como moderno por sua planta livre e fachada limpa, segundo Luis Khan a ideia é que tivesse "ambientes grandes o bastante para se jogar futebol dentro."

Turkel House, 1955

Localização: Detroit, Michigan Constituída por concreto armado, madeira e vidro. Apesar de nas imagens abaixo a obra aparentar ser vedada, o interior dela encanta. sua parede com inúmeros quadrados de vidro dando a impressão de serem vazados, além de permitir uma visualização completa do exterior, permitem também que a luz adentre em cheio na casa iluminando todo o seu interior.Apesar de exteriormente ter uma aparência bruta, sua planta livre e laje nervurada permitem grandes vãos, e, somados com sua “transparência” proporcionam abertura e leveza.

Maisons Jaoul,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com