Cartilha Mãos a Obra
Por: Juçara Pinto • 22/5/2016 • Monografia • 1.551 Palavras (7 Páginas) • 387 Visualizações
FEAD MINAS - FACULDADES DE ESTUDOS SUPERIORES
Escola de Engenharia Civil
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO
Cartilha Mãos a Obra
Diego Augusto Pinto Colina
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução
a Construção, do 1º Período do curso de Engenharia
Civil da Fead Minas – Faculdade de Estudos Superiores.
Professor:
Belo Horizonte
2015
CARTILHA MÃOS A OBRA
Para se definir uma sequência construtiva é necessário conhecer quais as etapas da obra, desde a contratação dos projetos de arquitetura até a limpeza final. O mercado de reformas brasileiro movimenta bilhões de reais por ano, nas classes mais baixas a grande maioria dessas reformas é feita de forma errada, causando assim gastos desnecessários com material, problemas de qualidade e atrasos na conclusão dessa obra, tudo isso ocasionado devido à falta de orientação e também falta de informação. Deve-se seguir um padrão na construção para evitar gastos desnecessários e retrabalho.
Terreno
Primeiramente é necessário verificar a documentação do terreno, a fim de comprovar se o terreno é seu. Deve se limpar o terreno e verificar se tem rede de luz e água, se tem uma rua de acesso, devendo-se verificar também as medidas do lote e o caimento do terreno, se existe risco de enchente e se o solo é fraco.
Planta da casa
Risque num papel como imagina sua casa, deve se decidir quantos quartos e também o tamanho deles. Pode começar pelos cômodos mais necessários como cozinha, banheiro e sala, e logo após ir aumentando a casa conforme a família vai crescendo.
Aprovação do Projeto
Verifique na prefeitura ou no CREA o que é necessário para aprovar a planta de sua casa e realizar a autorização da construção. A maioria das prefeituras tem plantas prontas para casa com diferentes tamanhos, que já saem aprovadas com a licença.
Locação da casa
O trabalho se inicia nivelando o terreno onde a casa será construída. Deve se construir primeiro cavaletes, um gabarito ou uma tabeira. Marque a posição da casa no terreno, não esqueçendo de conferir também o esquadro, isso é importante para garantir que as paredes sejam construídas na posição correta.
Fundação
A fundação serve para apoiar a casa no terreno, depende do tipo de solo do terreno. Uma sondagem é primordial para saber qual a fundação mais indicada, uma dica é perguntar aos vizinhos como foram feitas as fundações de suas casas para se ter uma ideia.
Como preparar uma boa argamassa
Misture apenas a quantidade suficiente para uma hora de aplicação, esse cuidado evita que a argamassa endureça e fique ruim para se trabalhar.
Parede
Pode ser levantada com blocos de concreto ou tijolos, você mesmo pode calcular quantos milheiros vai precisar para executar a obra, faça as contas e veja se os blocos de concreto tem um rendimento melhor. A cinta de amarração é extremamente importante na última fiada das paredes (respaldo), mas deve se deixar passagens para canos e conduítes na cinta de amarração.
Laje
As lajes priorizam o conforto, o valor e também a segurança da sua casa. As mais comuns são de concreto armado, feitas no local ou as pré-moldadas de concreto. As pré-moldadas tem um custo menor e são relativamente mais simples de executar. Para realizar o escoramento de forma correta deve se observar o vão, se for menor que 3,40m coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas e se o vão tiver mais de 5m, é melhor consultar o fabricante sobre o escoramento correto da laje.
Telhado
A primeira parte é construir as empenas (oitões) sobre a laje para dar caimento ao telhado, se a casa não tiver laje, construa as paredes de modo que cheguem direto até a altura do telhado.
O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, e a altura da empena também depende da altura da caixa d’água que ficara sob o telhado. A caixa d’água deve ser instalada sobre uma base de caibros e não é adequado ter uma distância mínima de 1,50m entre o fundo da caixa d’água e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.
Esquadrias
Os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados direto nos tarugos que são chumbados nas paredes, devem ser nivelados e esquadrejados. Aconselha-se chamar um carpinteiro para colocar as portas, pois, na maioria das vezes, precisam ser aplainadas e ter encaixes para colocação das dobradiças e portas.
Revestimento
Geralmente usam-se argamassa, o correto é fazer três camadas: chapisco, emboço e reboco. Antes de se aplicar a primeira delas, tape os rasgos feitos quando foram colocados os encanamentos e os conduítes, espere cada camada secar antes de aplicar a seguinte.
...