Centro Profissionalizante para Adolescentes
Por: Lucas Prado • 3/3/2017 • Artigo • 8.452 Palavras (34 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO
DO PANTANAL – ANHANGUERA EDUCACIONAL
LUCAS DA SILVA PRADO
CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADOLESCENTES
CAMPO GRANDE – MS
2013
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PANTANAL – ANHANGUERA EDUCACIONAL
LUCAS DA SILVA PRADO
CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADOLESCENTES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp Anhanguera Educacional, como requisito parcial para à obtenção do grau bacharel em Arquitetura e Urbanismo sob orientação do Professor Arq. Ronaldo Braga Magalhães.
CAMPO GRANDE – MS
2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------03
- OBJETIVO GERAL ------------------------------------------------------------------------------04
- Objetivo Específico -----------------------------------------------------------------------04
- METODOLOGIA ----------------------------------------------------------------------------------04
CAPITULO I – A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO
4.1. A História da Educação Profissional no Brasil -----------------------------------05
4.2. O Adolescente e o Mundo do Trabalho --------------------------------------------08
4.3. Legislação de inserção do Adolescente ao mercado de trabalho -----------09
CAPITULO II – REFERÊNCIAS
5.1. Instituto Mirim de Campo Grande ----------------------------------------------------14
5.2. Fundação CASA --------------------------------------------------------------------------16
CAPITULO III – O MUNICÍPIO
6.1. Aspectos Demográficos e Sociais ---------------------------------------------------18
6.2. Aspectos Econômicos ------------------------------------------------------------------19
CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------------------22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------------------23
JUSTIFICATIVA
As desigualdades sociais e as precárias condições de sobrevivência das famílias levam o ingresso precoce de adolescentes ao mercado de trabalho, muitos abandonam a escola para se dedicar exclusivamente ao trabalho.
O homem necessita trabalhar para sobreviver com dignidade, porém, com o desenvolvimento do processo produtivo neste mundo capitalista cada vez mais exigente e competitivo, faz-se necessária a busca por novos conhecimentos. Essa exigência dificulta o ingresso de adolescentes ao mercado do trabalho, principalmente pelo despreparo em decorrência do insuficiente sistema público de ensino em relação à educação profissional.
Neste contexto, o município de Ribas do Rio Pardo – MS ainda detém grande proporção da população em vulnerabilidade e risco social, necessitando de um local para a educação profissional, incluindo atividades culturais, educacionais e esportivas para ocupação do tempo livre dos adolescentes, afastando-os das promiscuidades deste mundo e ainda promovendo a capacidade ao trabalho, fazendo a diferença na busca pelo primeiro emprego.
JUSTIFICATIVA
As desigualdades sociais influenciam muito no tema apresentado neste projeto, sendo que é necessário o enfrentamento das questões sociais para disponibilizar estratégias de atuação para poder interferir e buscar alternativas mediante problemas apresentados pela sociedade.
Desde o inicio da humanidade o homem necessitava trabalhar para sobreviver com dignidade, e como o mundo capitalista a cada dia se torna mais exigente e competitivo e necessário com urgência à busca por novos conhecimentos, ou seja, estar sempre atualizado e acompanhando as mudanças intelectuais e renovadoras que acontecem mundialmente.
Essa exigência do mercado de trabalho dificulta o ingresso de adolescentes no mundo do trabalho e uma das formas de amenizar essa inserção é a qualificação profissional, se preparando para o ingresso profissional.
O que disponibiliza aos adolescentes um diferencial no campo profissional em épocas de crise como a que vivemos hoje.
A inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho está relacionada à condição socioeconômica das famílias.
Dessa forma as péssimas condições de sobrevivência das famílias e questões sociais em suas inúmeras expressões estão dentro dos lares influenciando o ingresso precocemente de adolescentes no mercado de trabalho e muitos abandonam a escola para se dedicar exclusivamente ao trabalho no intuito de prover renda a sua família.
A partir da Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, os adolescentes têm uma legislação especifica ao seu trabalho com todos os direitos trabalhistas garantidos por lei.
Desde então as famílias preocupadas com o futuro de seus filhos e a situação de vulnerabilidade em que vivem buscam programas e projetos sociais que possibilitam a inclusão social familiar através da inserção no mercado de trabalho de seus filhos adolescentes.
Neste contexto observamos a necessidade na cidade de Ribas do Rio Pardo – MS, de um projeto para a qualificação de adolescentes, com atividades culturais, educacionais e esportivas para ocupar o tempo livre desses adolescentes e afastá-los das promiscuidades dos bairros vulneráveis da cidade.
Sendo que em Ribas do Rio Pardo – MS encontramos vários bairros em que a população se encontra em vulnerabilidade e risco social com muitos adolescentes na faixa etária de qualificação profissional necessitando de um local especifico para atividades de capacitação e auxilio nos estudos para que adquiram conhecimento podendo fazer a diferença na busca pelo primeiro emprego.
Com esse objetivo de qualificação para adolescentes é que a proposta do “Centro Profissionalizante para Adolescentes” visa trabalhar com adolescentes de 13 a 18 anos que querem iniciar atividades necessárias a sua inserção no mercado do trabalho, ou seja, se preparar para o seu primeiro emprego.
...