Centro educacional de Culinária, Gastronomia e Pâtisserie
Por: lucarquiteto • 4/6/2017 • Monografia • 769 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
Faculdade de ciências agrarias e exatas de Primavera do Leste
UNIC- Universidade de Cuiabá
Arquitetura e Urbanismo
9° semestre
ITFG- Introdução ao trabalho final de graduação
Tema: Centro educacional de Culinária, Gastronomia e Pâtisserie
Acadêmico: Lucas Leonardo Barreira Rezende
Professora: Patrícia Carolina Rossetto
Primavera do Leste - MT
08/03/2017
Justificativa
Centro Educacional de Culinária, gastronomia e pâtisserie.
Segundo o dicionário online de português a definição da palavra culinária é: “ Arte e a ciência do preparo dos alimentos para a mesa, em geral pelo aquecimento, até modificar seu sabor, consistência, aparência e composição química. O cozinheiro acentua o sabor dos alimentos e torna sua aparência mais atraente. Torna também os alimentos mais fáceis de serem digeridos. Devido a importância da alimentação para a saúde, a culinária transformou-se numa ciência, e é ensinada em escolas e faculdades. ”
O mesmo define gastronomia como sendo: “ Arte de comer e beber bem, isto é, apreciar os prazeres da mesa e saboreá-los com paladar requintado. ”
Pâtisserie por ser um termo francês o dicionário online traduz de forma literária o seu significado que segundo o dicionário é “ pastelaria francesa ou do tipo francês. ” Devemos não traduzir de forma literária, mas sim buscar o significado referente à cultura onde o termo é utilizado que é na França, assim o dicionário informal online traduz da seguinte forma “ pâtisserie é uma padaria francesa especializada em bolos e doces. Na França, é um título legalmente regulamentado que só pode ser utilizado por padarias que empregam um Maître Pâtissier licenciado. ”
O centro educacional de culinária, gastronomia e pâtisserie tem por base o objetivo de preparar de forma pratica e presencial os acadêmicos de culinária, gastronomia e pâtisserie para o mercado de trabalho, assim graduando profissionais aptos ao exercício da profissão, com ética profissional e social.
Aplicando as habilidades desenvolvidas durante o curso, os acadêmicos irão aprender teorias e técnicas que possibilitarão a atuação em diversas áreas do setor de alimentos e bebidas, em vários tipos de cozinhas, aprendendo como gerenciar e organizar eventos gastronômicos, atuarão também na área de manipulação de alimentos e segurança alimentar, na gestão da área de vendas, marketing e financeira, no gerenciamento de pessoas em estabelecimentos gastronômicos, atuando como consultores e proprietários de empreendimentos de alimentos, bebidas, bolos e doces.
Serão desenvolvidas durante o curso competências para conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, gastronômicas e de confeitaria atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação dessa forma considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. As possibilidades de locais para a atuação desse profissional são bastante diversificadas, podendo ser em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufes, padarias entre outras. O domínio da história dos alimentos, e da cultura dos mais variados países e regiões, da ciência dos ingredientes, além da criatividade de cada um e também a atenção à qualidade, são fatores essenciais nesta profissão, onde o alimento é uma arte.
Objetivo Geral
- Desenvolver projeto arquitetônico de um centro de formação acadêmica que ministre aulas presenciais com foco em graduar profissionais aptos a realizar atividades no ramo da culinária, gastronomia e pâtisserie, atuando em restaurantes, bares, clubes e confeitarias, entre outras áreas de interesse culinário, gastronômico ou confeiteiro.
Objetivos específicos
- Desenvolver projeto de ambientes próprios para o ensino teórico relacionado as disciplinas ministradas de culinária gastronomia e pâtisserie.
- Desenvolver projeto de ambientes para o ensino pratico, bem como laboratórios e cozinhas que atendam as atividades que nelas serão ministradas, tais como o preparo de comidas gourmet, bebidas, bolos, doces e pratos típicos de países e regiões.
- Desenvolver projeto de ambientes de apoio, como banheiros, refeitórios, bibliotecas, salas de confraternização, salões de festas entre outros ambientes que são essenciais para uma instituição focada na formação de chefes e Maîtres Pâtissiers.
- Criar um local que abrigue uma espécie de restaurante comunitário, onde as pessoas paguem um preço menor, mas que tenham acesso a comida feita pelos alunos do curso, sendo cada dia um tipo de comida ou sobremesa mais elaborada ou requintada
Metodologia
O método de pesquisa para o desenvolvimento do trabalho é uma pesquisa quantitativa bibliográfica pois consiste em ser também descritiva, podendo ser definida como aquela que “observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipula-los”.
Uma pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado como livros artigos, periódicos, internet, entre outras fontes.
Critérios utilizados
- Objetivo descritivo e exploratório.
- Procedimento bibliográfico.
- Natureza qualitativa.
Referências
https://www.dicio.com.br/ dicionário online de português.
...