Cidade de Chapecó em relação as Tipologias Neourbanísticas
Por: juliohenriq • 31/8/2017 • Dissertação • 943 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Arquitetura e Urbanismo - Período: 6º - 2017/2
Projeto Urbano e da Paisagem
Professora: Ana Laura Vianna Villela
Acadêmico: Júlio Henrique D. de Almeida
TDE – Planejamento Contemporâneo Relativo a Chapecó
Todo processo de mudança depende de tempo, mas também da capacidade dos organismos afetados pela transformação de se adaptarem. A cidade de Chapecó, passou grande parte da sua vida sem um planejamento urbano efetivo que raciocinasse a complexidade dos problemas que enfrenta. O planejamento de cidades contemporâneas possui essa característica: de considerar os objetivos foco da cidade, discorrendo sobre os meios para se atingir um resultado.
Hoje, ano do centenário da cidade é que vê-se uma certa preocupação com o futuro. Pois, com o crescimento populacional, econômico e social de Chapecó é imperativo que ocorra uma melhoria no planejamento urbano atual, que comporte essas evoluções e que reflita sobre as vidas das próximas gerações.
Em relação as tipologias que mais se identificam com o planejamento da cidade, pode-se destacar: cidade estratégica, cidade educadora, e em algumas ações como: cidades ecológicas e cidade esportiva. Decorrendo sobre cada tipologia, ressaltasse que a o planejamento atual não se baseia nessas tipologias, mas que com o tempo e as potencialidades de Chapecó possam a ser adotadas.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação em 2013 Chapecó, contava com 28 escolas urbanas, 14 rurais e 38 CEIMs, e 10 instituições de ensino superior. Considerada um polo universitário, essas instituições atraem estudantes de todo país, principalmente a Unochapecó, que por ser uma universidade comunitária, possui projetos de extensão que buscam integrar a comunidade a o meio-acadêmico, como projetos de assistência social e oficinas do saber. Além dos cursos profissionalizantes que permitem o ingresso no mercado de trabalho pela parcela populacional que não teve acesso ao ensino superior. Como consequência disso, as instituições sempre buscam sua modernização para que haja sempre uma maior valorização da educação na cidade.
Nessa cidade acontece o nascimento e ainda estão instaladas algumas unidades industriais processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados, sendo conhecida como a capital brasileira agroindustrial, nesse sentido grandes projetos para a cidade foram feitos para uma melhoria desse setor, como anel viário que prioriza o tráfego de cargas pesadas e desvia do centro impedindo constantes reparos nas pistas, também a duplicação da BR-282 – segunda maior obra do estado – que permeia a cidade em relação a toda região. Essa união de agentes públicos e privados para um desenvolvimento econômico de um âmbito específico se encaixa perfeitamente na tipologia das cidades estratégicas.
Existem também, algumas ações que podem ser relacionadas ao futuro da cidade, e só então a outros pensamentos urbanos. Como já comentado, sobre o foco em relação à economia da cidade, temos como consequência a supremacia do econômico sobre a qualidade de vida e a preservação ambiental. A partir disso foram tomadas algumas atitudes em relação a tornar Chapecó uma cidade mais ecológica, sendo uma tarefa de longo prazo, e que tem como demanda a colaboração tanto do governo como da população, existem apenas propostas para essas mudanças serem implantadas. Como o novo plano de mobilidade da cidade, que propões ciclovias e uma melhoria na relação entre os bairros da cidade tornando-a mais “unificada” e colaborativa.
O Projeto Chapecó 2030 tenta inclusive resolver algumas demandas reprimidas da população, como: Problemas relacionados ao ordenamento para uso e ocupação das áreas das bacias hidrográficas dos mananciais; a preservação de áreas importantes sob o ponto de vista ambiental; a criação de unidades de conservação ambiental; o monitoramento adequado sobre a abertura de poços profundos; a implantação de planos de arborização urbana e uso e ocupação territorial e de educação ambiental.
Outro fator fundamental ao futuro da cidade é o esporte. Com a popularização da Associação Chapecoense de Futebol em escala nacional, e as grandes vitórias em várias modalidades esportivas por atletas da cidade, tem-se buscado a valorização e melhorias no setor esportivo da cidade. O investimento é grande, principalmente pelas instituições de ensino pela marca de Chapecó em meio ao cenário do esporte, porém a infraestrutura da cidade tende a melhorar muito, pois se encontra fraca ao apoio de atletas em relação a edificações como centros de treinamento por exemplo que são poucos e na maioria privados.
...