Conforto Ambiental
Por: rebecaoliveira1 • 9/9/2016 • Artigo • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 380 Visualizações
INTRODUÇÃO
A audição nos traz informações muito compactas sobre o ambiente. Os sons revelam idéias sem que tenhamos de nos mexer para conhecê-las. A acústica é provavelmente o aspecto físico de maior complexidade do ambiente construído. O som num ambiente fechado é um efeito que se distribui pelo volume todo. Os ouvido percebem um som mesmo depois de ele ter sido refletido de parede em parede, como num labirinto.
No século XX, a acústica teve importante desenvolvimento. Num teatro ou auditório tornou-se um fator de projeto de primeira ordem. Richard Neutra, descreve que os sons, acusticamente, elucidam o material do invólucro. Paredes de pedra podem ter eco, mas peças de veludo quase não reverberam e não sinalizam nada ao ouvido. E procura destacar a importância da acústica na caracterização dos ambientes: como a luz, o som trás a mostra os corpos arquitetônicos e os espaços, e deixa porções dos mesmo em sombra.
O espaço arquitetônico, devido principalmente à presença da vida, também é um espaço sonoro. Condiciona o som tanto pelo seu volume confinado, como pelo caráter de suas superfícies. Neutra reclama a atenção que teria faltado aos fenômenos acústicos na época do Classicismo, nos séculos XVI e XVII. Período tido como apolíneo, nele era mais importante a harmonia visual. A arquitetura para ele, é um palco para dinâmica que afeta o ouvido como reverberação do som, o olho como luz refletida , e outros sentidos de muitas formas.
MECANISMOS FÍSICOS E FISIOLÓGICOS
O som é definido como a vibração mecânica do meio em freqüência e intensidade tais que possam sensibilizar o aparelho auditivo humano. A freqüência da vibração é o número de ciclos de vai-e-vem por unidade de tempo. Uma medida de freqüência é ciclos por segundos. A intensidade da vibração indica quanta energia está envolvida na transformação repetida entre movimento e deformação. Quanto mais esticarmos uma corda de violão maior será a amplitude.
Quando a frente de onda originária de um determinado material encontra outro, pode faze-lo também vibrar. Trata-se da transmissão da vibração. Também pode dele receber uma reação e retornar pelo material original, com outra direção de propagação. Trata-se da reflexão. O novo meio pode, ainda, absorver a vibração, transformando sua energia em calor. Trata-se da absorção.
Os sons agudos tendem a absorver mais nossa atenção. É como se os agudos tivesse contornos mais nítidos, incisivos, enquanto que os graves fossem percebidos de modo mais nebuloso.
COMODIDADE E ADEQUAÇÃO
Para dormir, comodidade significa silêncio. Ou ainda constância: por exemplo. o som do relógio não perturbar o sono; chega pois, a facilitá-lo; tranquiliza bebês e filhotes de cães, provavelmente pela semelhança aos batimentos cardíacos da mãe. A comodidade acústica está associada à conveniência de se ouvir; às vezes, ouvir ainda é uma necessidade ou um desejo. Prefiro adormecer ainda ouvindo funcionar meu relógio. A mãe quer ouvir a respiração do filho no berço ao sue lado. A vontade de ouvir é seletiva, pois buscamos ouvir aquilo que não causa dor nem estresse e nem distrai a atenção necessária à tarefa que porventura nos ocupe. Mas seu desempenho pode depender da audição de alguns sons, e estes queremos ouvir adequadamente.
A audição se revela sim um dispositivo de razoável sensibilidade. É um importante complemento da visão, pois muitos dos sons que nos interessa ouvir são provocados fora de nosso campo visual.
Muitos sons se mostram, ao mesmo tempo, incômodos e úteis. Surgindo então a diferença entre comodidade e adequação. Como por exemplo o som de uma frenagem súbita é estridente e alarma as pessoas que, por um instante, perdem sua concentração. Todavia, mesmo o som de passos se aproximando no corredor as convida a calar e a ouvir. A tensão não está necessariamente associada à intensidade, ou ao contraste. Já a repetição ( da historia que as crianças querem ouvir antes de dormir, ou das orações recitadas dezenas de vezes) predispõe à sonolência, pois no som já não há novidades.
...