Cotagem na arquiterura
Por: Mariane Silvestre • 16/3/2017 • Projeto de pesquisa • 896 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
Definição
Cotagem é basicamente a colocação das dimensões de um desenho que descrevem o tamanho da planta, do terreno, do objeto ou da distância entre dois pontos. Exemplos dessas dimensões são comprimento, diâmetro, raio, ângulo, forma ou posição, junto a um sistema de coordenadas.
Elementos de cotagem
Deve ser evidente para o leitor onde acaba o desenho do objeto e onde se inicia a cotagem, por isso todas as linhas e detalhes devem estar bem representados em seu devido lugar.
As linhas de cota podem terminar em linhas de extensão ou de simetria, que são linhas auxiliares. Linhas estas que se projetam do objeto em direção a linha de cota, geralmente são traçadas antes das linhas de cota e não tocam o objeto.
Image
Além dessas linhas é usada também as linhas indicadoras, que unem uma nota ou dimensão ao objeto descrito. Normalmente são desenhadas com algum ângulo para que não sejam confundidas com as demais linhas do desenho. Ao final da linha (quando ela toca no desenho) coloca-se um ponto ou uma seta, para indicar melhor a característica.
Representação de valores
É indispensável a clareza e a fácil visualização dos valores das cotas já que os usuários da planta executarão o projeto de acordo com as dimensões apresentadas.
Deve-se evitar letras muito estilizadas e diferentes. O indicado é usar números simples e claros.
A visualização dos valores nunca deve ser comprometida por falta de espaço, para isso há diversas soluções.
Sempre que se pede uma precisão maior pode-se usar a forma decimal para cotar
Segundo as normas da ABNT, há dois métodos de representar o valor das cotas nos desenhos. O primeiro, e mais utilizado, é posicionar o número acima ou ao lado da linha. Nas linhas horizontais deve-se posicionar o número sempre acima da linha. Já nas linhas verticais o número deve estar sempre á esquerda e nas linhas inclinadas o número deve estar posicionado de que facilite a leitura. É importante deixar sempre um espaço entre o número e a linha, evitando que os dois se encostem, para não confundir sobre qual número se trata.
O Segundo modo é intercalar o número no meio da linha e, em qualquer posição da linha, o número se mantém na horizontal. E para a cotagem de ângulos, mantém-se os mesmos critérios.
Símbolos
Para facilitar a interpretação e a identificação das formas cotadas pode-se usar alguns símbolos
Dimensões
As dimensões dadas no desenho devem mostrar de forma completa e perfeitamente a forma e o tamanho do objeto. Elas são destinadas ás pessoas que trabalharão com o projeto, por isso devem ser completas a fim de que não se realize mais nenhum cálculo, que tenham que medir escalas ou estimar um valor aproximado. É importante lembrar que não se deve ter nenhuma dimensão a mais, nem a menos.
Há dois tipos de dimensões. Há as dimensões de tamanho, que mostram o tamanho do formato básico do desenho ou as formas do objeto e há também as dimensões de localização que são usadas para localizar formas e detalhes em relação ás dimensões básicas, nas dimensões de localização é importante escolher a maneira
...