DEFINIÇÃO DE GESTAO DO CONHECIMENTO
Por: Marlon Campos Berti • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 183 Visualizações
DEFINIÇÃO DE GESTAO DO CONHECIMENTO
Gestão do conhecimento tem como principais objetivos alcançar, organizar, compartilhar, e enriquecer o conhecimento, de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Despontando-se como uma nova forma de trabalho no ambiente organizacional. Contrariando oque acontecia antigamente na era industrial em que as empresas guardavam os conhecimentos apenas para si mesmo, Com a chegada da gestão do conhecimento tudo veio a mudar, todas as informações devendo ser transformada em conhecimento e compartilhada a todos os interessados. O conhecimento explícito é o conhecimento que está escrito, documentado, ou seja, é transmitido por meio de linguagem formal e representa somente a ponta do conhecimento. E o conhecimento Tácito é o que está dentro de nossas cabeças, altamente pessoal que pode ser transmitido principalmente a partir do exemplo e da conveniência, por estar profundamente enraizado na ação o conhecimento de uma organização ou empresa é gerado a partir de interações continuas e encadeado de quatro processos de transmissão de conhecimento: socialização, combinação, Externalização e internalização.
Para Valentin a gestão do conhecimento é baseada em um conjunto de estratégias para gerar, adquirir, disseminar, compartilhar e utilizar conhecimentos. Por tanto são necessários meios para estabelecer fluxos que garantam acessos as informações nos tempos e formatos desejados, oportunizando a geração de ideias e a solução de problemas. Em contra partida a gestão da informação esta mais voltada a propiciar acesso do conhecimento explicito já consolidado em algum tipo de mídia de comunicação, ou seja, possui o foco em fluxos formais de informação .
Tiffin e Rajasingham referem que os sistemas de informação viabilizam virtualmente as relações sociais e acesso ao conhecimento de novas tecnologias, produtos, e processos. Este autor diz que a gestão do conhecimento depende essencialmente destes sistemas e tecnologias para promover uma maior interatividade.
Segundo Nonaka e Takeuchi, a Gestão do Conhecimento nas empresas, caracteriza-se pela capacidade de uma empresa de criar conhecimento como um ativo corporativo e entender a necessidade de administrá-lo e cercá-lo do mesmo cuidado dedicado à obtenção de outros ativos tangíveis.
Os estudos feitos por Freitas e Dutra ficam evidentes que os sistemas de informação para fins educacionais ou para gestão do conhecimento diferem dos sistemas comerciais, pois a utilidade esperada nestes sistemas e diferente do uso como ferramenta de marketing e para realização de negócios. Para estes autores trata –se de um sistema que deve viabilizar mediações, interações e colaborações que conduzam os participantes a construção ou aperfeiçoamento do conhecimento. Então nessa linha de pensamento a usabilidade e a interatividade são fundamentais ao processo de execução das tarefas em sistemas que tenham por finalidade a troca de experiências.
http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/analesdoc.15.2.138741/139911
http://www.dgz.org.br/ago08/Art_03.htm
RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES:
- Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa ?
Já diziam NONAKA e TAKEUCHI que o conhecimento organizacional era uma organização com capacidade de agir no mercado. A criação do conhecimento é muito complexa, pois Irá depender da missão e da visão de cada empresa, sendo assim as empresas tem que extrair de seus colaboradores o conhecimento explicito e tácito independente do nível hierárquico, criando um vinculo entre a empresa e o colaborador na busca pelo sucesso. Pois a criação do conhecimento implica em investir nos colaboradores para que se sintam a vontade para compartilhar suas ideias, e criar como o ponto de partida da inovação.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo ?
A melhor maneira seria estimular e facilitar a troca, e o uso da criação de conhecimento por toda a empresa, incentivando as pessoas a compartilhar aquilo que sabem, de um jeito a criar um ambiente de trabalho no qual todas as experiências válidas podem ser acessadas por todos os colaboradores sem que as fronteiras de departamentos sejam barreiras e assim usar em suas atividades. Fazendo entender que hoje o conhecimento é a matéria prima, “pessoas inteligentes trabalhando de formas inteligentes”, afim de elevar a produtividade da companhia, pelo bem da empresa.
...