Diferenciais Técnicos: Automação / Design / Eficiência Energética /Eficiência Térmica
Por: AJM20 • 8/4/2020 • Projeto de pesquisa • 629 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Residência E.H
Local: Florianópolis -SC, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 600m²
Área construída: 830m²
Tipo de obra: Residencial
Materiais predominantes: Vidro/Concreto/Madeira
Diferenciais técnicos: Automação / Design / Eficiência Energética /Eficiência Térmica
A Residência E.H. projetada pelo escritório Ruschel Arquitetura e Urbanismo é marcada por um volume leve e contemporâneo, desde as fachadas até o seu interior, localizada na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). O projeto consiste em 830 m² de área construída divididas em 2 pavimentos mais o subsolo. O clima é subtropical é predominante na região sul do país, onde os ventos possuem sentido leste/nordeste, as chuvas são constantes e à uma grande variação de temperatura, fazendo com que as estações do ano sejam bem definidas.
A arquiteta utilizou vários métodos eficiente para garantir um maior conforto aos moradores e um maior desempenho técnico e sustentável. A residência foi construída com a posição do lote em relação ao sol, foi aproveitada a ventilação cruzada, e aquecimento solar em toda a residência e na piscina.
A fachada sudoeste ou fachada principal, que é menos atingida pelos raios solares, recebeu apenas uma cobertura metálica termoacústica revestida de madeira cumaru, que possui um maior controle da temperatura, assim como economia de energia, além de bom desempenho acústico e baixo peso estrutural, perdas mínimas de matérias e exigem de pouca manutenção. A cobertura protege toda a área social (área de estar e de jantar, jardim interno, escada e mezanino), todos esses ambientes interligam-se com a cozinha, o espaço de lazer e o espaço gourmet.
A face principal possui amplas superfícies envidraçadas, revestidas por brises de alumínio na cor amadeirada que apresenta várias vantagens como: Reciclabilidade, pois o metal é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas, maior precisão construtiva e maior rapidez de execução da obra, além de ser mais leve, tendo assim um alívio de carga nas fundações e na estrutura. Os brises controlam a entrada dos raios solares e proporcionam conforto térmico aos ambientes internos A utilização de vidro na fachada principal permite um contato visual do mezanino com os morros externos e o telhado verde, que se encontra acima da laje do cubo.
O cubo é revestido de tipo porcelanato, que lembra o efeito de mármore travertino. Dentro dele ficam lavabo e escritório, integrados com o jardim interno. O Porcelanato é um material muito versátil pois possui uma grande variedade de cores e tamanhos, e pode ser usado no piso, na parede, em áreas internas ou externas; além de ser resistente, durável e baixa absorção de água. O pergolado em madeira que, coberto com vidro, determina a entrada da casa e segue pelo interior integrando o mezanino com o telhado ver
...