Direito e Legislação – Sergio Luís Quaglia.
Por: Erika Lopes • 26/11/2017 • Projeto de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Porque pagamos impostos?
Erika Lopes Lambert
Direito e Legislação – Sergio Luís Quaglia.
Arquitetura e Urbanismo – USF
O texto explica que desde os primórdios antes de Cristo a sociedade pagavam impostos, claro que de uma maneira bem diferente do que é hoje, tudo naquela época era fiscalizado, desde o óleo da cozinha.
O povo eram obrigados a pagar os impostos sob pena de morte, os mais afortunados trabalhavam na colheita do rei ou enviavam escravos em seus lugares, enquanto que os menos afortunados eram obrigados a prestar serviço militar para até mesmo morrer pelo rei.
No império romano houve uma época em que o país estava rico, de maneira que distribuíam até produtos gratuitamente como maneira de compartilhar a riqueza. Com a queda do império Romano houve um novo sistema de organização da sociedade, o rei concedia terra aos guerreiros para que em troca lutassem em nome do soberano.
Nos anos 1000 mais ou menos passaram a cobrar impostos o direto dos habitantes da cidade e não mais por meio dos senhores feudais, na Inglaterra, a concentração do poder real levou a uma revolta, o que fez surgir a criação da Magna Carta.
Por volta dos anos 1300 a 1700 com diversificação das atividades da sociedade houve cobranças de impostos por todos os lados, na época da revolução industrial os salários eram baixíssimos dos operários industriais que ainda tinham que pagar impostos.
o primeiro programa de seguridade social surgiu na Alemanha em 1889 justamente para combater o Partido Socialista. Mais tarde surgiu a ideia de dar a população acesso À cuidados médicos, hoje no Canadá o acesso à medicina é praticamente todo público, o imposto de renda cresceu e nasceu neste período que chamamos de nova função social, o texto explica que os impostos não são bons e nem ruins, eles são neutros e seus efeitos dependem muito mais de quem usa. Mais afortunados pagam mais e menos afortunados pagam menos, é a teoria da distribuição econômica.
...