TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dubai Palácio dos Sonhos (Burj Al Arab).- Obras Incríveis

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  1.934 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Dubai Palácio dos Sonhos (Burj Al Arab).- Obras Incríveis

Autoria: NATGEOTV.COM

Duração: 47 MIN

Ano da realização:

Descrição crítica: A necessidade de criar um cartão postal para Dubai.

O documentário trata da construção do Burj Al Arab, o maior e mais exclusivo hotel do mundo, situado em Dubai, um pequeno emirado, localizado no golfo domar Morto.

Dubai até os anos 60 era um país cuja economia era baseada na pesca, até que escavadores descobriram grandes reservas de petróleo no local. Num instante o país passa a ser um grande produtor de petróleo. Entretanto estudos preveem que as suas reservas se esgotarão em 2016.

O governante deste emirado, xeique Muhamed, prevendo a possível situação de crise que o país enfrentaria, resolve buscar uma alternativa econômica e decide investir para que Dubai se torne um destino de férias e lazer para ricos e poderosos.

Assim, em 1994, resolve construir um hotel grande, luxuoso e exclusivo, para lançar Dubai como destino de férias mais exclusivo do mundo.

Para execução do projeto do xeique, foi contratada uma equipe de arquitetos e engenheiros britânicos que, embora tivessem pouca experiência em obras desse porte, possuíam uma visão inovadora. A missão dela era construir um hotel que se tornasse um marco mundialmente conhecido, um ícone da transformação de Dubai e também, ser o hotel mais alto do mundo com 321 metros.

Para tanto como um centro turístico, necessita uma obra que venha alavancar o seu nome e esplendor, a exemplo da Torre Eifel, da Ópera de Sydnei e das Pirâmides do Egito, e o caso do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor, ícone do turismo e cartão postal da cidade assim como a torre de Dubai.

Após vários esboços, chegaram à forma de um hotel com formato de vela, em referência às tradições marítima da região.

Com o vídeo podemos perceber que o design do hotel Burj Al Arab só foi possível devido ao uso e inovações na parte de estruturas metálicas.

O Sheik Mohammed bin Rashid al-Maktoum, investiu dinheiro, tempo e confiança nos arquitetos britânicos chefiados por Tom Wright, que começariam ali a projetar e moldar o seu sonho e o sonho de Dubai. Assim em 1994 começa a construção do hotel de mais de 1 bilhão de dólares e teve duração de 5 anos.

Tom e sua equipe, começam a delinear as primeiras ideias do Burj Al Arab. A visão de uma arquitetura de poucas linhas, para identificar a construção buscou inspiração nos barcos a vela, presentes nas margens dos seus mares.

Nota-se que a arquitetura dos emirados árabes se assemelha a Las Vegas de uma forma historicista, e, além do objetivo ser atrair turistas ricos para gastar dinheiros nessas cidades e fomentar seu crescimento, não existe preocupação com o entorno e nem com o clima, sendo construído edificações de grande porte com pele de vidro, aumentando o gasto de energia com ar refrigerados. O que me faz comparar com o que está acontecendo na cidade do Rio de janeiro, com o projeto Porto Maravilha, onde na Orla do porto será construído diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com