E Criando Paisagens
Por: Bernard Lima • 10/9/2020 • Seminário • 366 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
JARDINS SOBRE LAJES
Atualmente nas zonas urbanas de médio e grande porte, as intervenções por construções estão impermeabilizando uma parcela significativa do solo.
Uma alternativa para aplicação do paisagismo nessas circunstâncias são os jardins sobre lajes. Alguns cuidados são necessários como averiguar se é possível nivelar a terra do jardim com o piso e analisar o porte da vegetação adequada afim de cálculos estruturais.
COMO SE FAZ
As etapas são: camada de regularização com argamassa na laje, manta anti-raízes de impermeabilização, nova camada protetora de argamassa, brita ou argila expandida cobertas por manta geotêxtil e por cima terra para o plantio.
CANTEIROS EMBUTIDOS
Deve ser previsto durante a concepção do projeto para adequação estrutural. Posiciona os canteiros em nível inferior ao piso atribuindo aspecto natural.
CANTEIROS ELEVADOS
Delimitados por muretas ou tentos com presença de caminhos pavimentados, são estruturas como grandes floreiras.
Para as muretas geralmente com 50cm de altura as mesmas são impermeabilizadas. Já para tentos a altura é de 20 a 25cm e o restante da altura para compor os 50cm é aplicado talude, também impermeabilizadas, são chanfradas para dentro e recobertas com gramas ou similar.
LAJES INVERTIDAS
São lajes penduradas sob vigas, resultando em caixas que podem ser utilizadas para área verde. Deve haver um cuidado em relação à drenagem e impermeabilização para não causar avarias à estrutura devido à sua fragilidade.
LAJES ESCALONADAS
Quando a laje que será destinada a área verde está em nível inferior da laje dos espaços internos. Devem ser preenchidas em 10cm de camada drenante e regularização do piso, 40cm de terra e 15cm para desnível.
PISOS ELEVADOS
Consiste em placas móveis encaixadas de concreto armado ou pedras reforçadas com telas e resinas especiais que permite a passagem de tubulações e manutenção da impermeabilização da laje posicionadas sobre pedestais reguláveis. Indica-se incluir ralos nas lajes para escoamento.
MUROS TÉCNICOS
São armários horizontais com presença de portas para manutenção que conduzem as tubulações de esgoto e águas pluviais com aparência oculta.
SISTEMA DE DRENAGEM
Canaletas preferencialmente metálicas posicionadas sob o teto do primeiro subsolo dando opção de sobrepor nas canaletas pisos elevados e jardins. Sua função é conduzir a água até a rua.
CALÇAFAS TÉCNICAS
Permite acesso sem quebras ou esburacamentos para manutenção de rede elétrica, telefonia, cabo de fibra ótica, tubulações diversas etc através de galerias sob as calçadas.
...