ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS DE PAVIMENTAÇÃO EXTERNA
Por: Fabiola Simonetti • 17/10/2016 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 774 Visualizações
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
1. ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS DE PAVIMENTAÇÃO EXTERNA
A pavimentação externa do conjunto foi projetada de acordo com a necessidade e o uso do espaço. Para as vias de tráfego de veículos foi utilizado asfalto. As calçadas são de concreto liso e são guarnecidas de piso tátil em seu percurso. A pavimentação interna da quadra é feita com piso intertravado, devido a sua durabilidade e fácil manutenção, além de possibilitar melhor permeabilidade do solo e apresentar menor temperatura superficial durante o dia.
2. ADEQUAÇÃO À ACESSIBILIDADE EM ATENDIMENTO A NBR 9050
O conjunto habitacional tem sinalização tátil no piso por toda sua extensão de passeio, indicando o caminho a ser percorrido e indicação de obstáculos, bem como rampas de acesso e superfície nivelada. Conta também com vagas de estacionamento de veículos para cadeirantes e idosos. Além de, um espaço adicional de circulação para melhor locomoção.
3. ORIENTAÇÃO DOS BLOCOS E SUA INFLUENCIA NA VENTILAÇÃO NATURAL E INSOLAÇÃO
Quanto a insolação foi pensado de acordo com a incidência de sol nas fachadas dos blocos habitacionais, sendo cada uma projetada especificamente para atender as necessidades de conforto ambiental. As orientações Leste e Oeste têm características similares em termos de insolação, embora em momentos diferentes do dia. As fachadas voltadas para o Leste recebem sol pela manhã. Nas fachadas voltadas para o Oeste ocorre o contrário, que recebem sol pela tarde, tendem a ser mais quentes e para tanto foram usados brises.
O arranjo da malha urbana proposto é do tipo “tabuleiro de damas”, pois é o mais eficiente na redução do tamanho da sombra dos ventos, permitindo que os ventos penetrem entre as edificações, já que os ventos se deslocam para os lados quando encontram obstáculos formados pelos edifícios. Assim promovendo maior porosidade de ventilação.
Quanto à rugosidade, o conjunto é composto por volumetrias de mesma altura, porém devido ao espaçamento proveniente da área de convivência na parte central das quadras, resulta em numa maior penetração dos fluxos ventos entre as edificações.
4. MOBILIÁRIO URBANO ADOTADO
- Mobiliário Urbano
Postes de iluminação, telefones públicos, lixeiras e bancos.
- Mobiliário da Área de convivência
Postes de iluminação, lixeiras, bancos, pergolados, maloca, playground, espelho d’água.
5. VEGETAÇÃO URBANA PROPOSTA E EFEITOS CAUSADOS
A vegetação urbana tem como função promover sombras e resfriamento evaporativo, a fim de gerar maior conforto e sensação térmica mais amena. Os tipos de vegetação adotados são gramados, arbustos, árvores de pequeno e médio porte.
6. MAQUETE ELETRONICA
Imagem (ok)
ESTUDO DE GEOMETRIA
- QUADRA HABITACIONAL
- ÁREA DE CONVIVÊNCIA
...