Estudo de Conforto João Filgueiras
Por: Cetabu • 15/5/2017 • Bibliografia • 566 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
1.1 Sobre João Filgueiras
Nascido, crescido e formado no Rio de Janeiro, João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), foi um arquiteto brasileiro que ficou conhecido em especial pelo conjunto de projetos desenvolvidos junto à Rede Sarah de hospitais.
Além de ter nascido em RJ, o arquiteto passou grande parte de sua vida adulta em Brasília e em Salvador. A maior parte de suas obras encontra-se fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo (regiões tradicionalmente abordadas pela crítica e pela historiografia da arquitetura nacional), especialmente nos estados da região Nordeste do país e em Brasília, cuja construção acompanhou.
Formou-se arquiteto pela atual UFRJ, em 1955, e mudou-se para Brasília, pela influência de Oscar Niemeyer e Nauro Esteves, em 1957, ano da iniciativa a implantação do plano piloto. Projetou e colaborou com Oscar Niemeyer na construção da cidade neste período, e trabalhou na Universidade de Brasília de 1962 a 1965, quando pediu demissão junto com 209 professores e servidores, em protesto contra a repressão na universidade. Na construção de Brasília, despertou o interesse na tecnologia do concreto armado, levando-o ao leste europeu para conhecer as tecnologias de construções pré-fabricadas aplicadas em países como União Soviética, Tchecoslováquia e Polônia, em meados da década de 1960.
A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Durante sua trajetória chegou a propor métodos e processos de préfabricação de elementos construtivos inéditos no país, sendo inclusive dono de uma fábrica de préfabricados. A forma como a argamassa armada, em especial, e o aço foram explorados em sua obra também é fato revelador de tal preocupação.
Lelé atuou como diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolveu os projetos e a execução dos novos hospitais da rede. Trabalhando para a CTRS, também desenvolveu projetos de mobiliário hospitalar. Com a CTRS, trabalhou ainda na construção de sedes do Tribunal de Contas da União em diversas cidades.
Além dos hospitais de Rede Sarah, destacam-se também em sua obra os projetos do Palácio Tomé de Sousa, sede provisória da Prefeitura de Salvador (usada até hoje), o Centro Administrativo da Bahia e de várias passarelas de Salvador.
Foi professor na Universidade de Brasília em 1990, e na Universidade Federal da Bahia.
2.1 Conforto térmico de João Filgueiras
João Filgueiras Lima se destacava devido à utilização de estratégias de ventilação e iluminação naturais. Criando soluções diferenciadas de conforto, ele integra princípios funcionais, econômicos e ambientais, que reduzem os gastos com a energia elétrica e tornam os espaços menos herméticos, mais agradáveis e humanizados.
As obras dos hospitais da Rede Sarah são considerados exemplos de arquitetura bioclimática. E os edifícios construídos com base na industrialização, que utilizam recursos naturais através de soluções criativas e flexíveis, transformam-se em locais confortáveis, econômicos e agradáveis.
Ele tinha cuidado com o conforto térmico e com a ventilação, e usava a luz natural, que era um fator imprescindível
...