FICHAMENTO DO ARTIGO NADA PROVÉM DO NADA DE EDSON MAHFUZ
Por: Christianne Mendonça • 16/6/2020 • Resenha • 683 Palavras (3 Páginas) • 924 Visualizações
FICHAMENTO DO ARTIGO NADA PROVÉM DO NADA DE EDSON MAHFUZ
O artigo “Nada provém do nada” do autor Edson Mahfuz (1984) procura discutir a produção da arquitetura sob a ótica da transformação do conhecimento e do seu valor para a sociedade.
No Brasil do pós 2ª guerra, muitos arquitetos seguiam o modelo proposto pela Bauhaus, abordando todos os tipos de métodos, como o inovativo, normativo , tipológico
e mimético.
Essa influência da Bauhaus ainda se faz sentir de duas formas: A primeira delas se dá através do desencorajamento do estudo da história da arquitetura e a segunda pela idéia de que as obras produzidas devem ser sempre originais, São perceptíveis essas características pelo baixo incentivo ao estudo destas disciplinas em ambiente acadêmico, seja através da baixa carga horária ou através da baixa oferta destas disciplinas nas grades curriculares.
A atividade de criação exercida por arquitetos e designers, é quase sempre baseada em referenciais de obras e projetos já desenvolvidos no passado e pode ser definida como uma atividade que se baseia em grande parte na interpretação e adaptação de precedentes. o uso de referenciais cumpre um papel importantíssimo na área da composição arquitetônica.
Como se pode observar abaixo o uso da analogia:
Formas arquitetônicas são geradas de quatro maneiras: pelos métodos inovativo, normativo, tipológico, e mimético. O uso de analogias em arquitetura pode ser arquitetônico ou não-arquitetônico, e estar baseada nas similitudes existentes, ou negativas, baseada nas diferenças entre os objetos ou na inversão de uma forma ou método estabelecidos.
MÉTODO INOVATIVO
O método inovativo, é aquele pelo qual se tenta resolver um problema sem precedentes ou de forma inovadora. É oriunda dos primeiros construtores, que aprendiam com a prática e com a cultura do lugar. O conceito de bricolage, trazido por Claude Lévi Strauss, é um bom exemplo de método inovativo .Foi definido por ele através de uma comparação com o engenheiro. Enquanto este permanece dentro de um problema na busca de solução, o bricoleur sai dele e o resultado disso é o que os artefatos por ele produzidos são geralmente inesperados e inovativos.
O método inovativo é utilizado principalmente para a criação e representação de detalhes, ou seja, dos elementos menores que conferem um caráter específico a uma edificação ou espaço urbano, tais como pórticos, transições, aberturas, colunas etc.
MÉTODO NORMATIVO
No Método normativo as formas arquitetônicas são criadas a partir de de normas estéticas e de princípios reguladores que as definem. Um bom exemplo é o sistema de coordenadas, em que as linhas se cruzam a 90 graus, chamado de malha ou grelha, e pode ser bidimensional ou tridimensional.
Outro tipo de norma estética é composto pelos sistemas proporcionais, usados para criar um senso de ordem entre os elementos de uma composição, havendo também razões filosóficas e metafísicas para seu uso. Como exemplo, podemos citar a Seção Áurea, as Ordens Clássicas e o Modulor,
...