FUNDAÇÃO IBERE CAMARGO
Por: Caio César • 4/6/2017 • Projeto de pesquisa • 356 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Fundação Iberê Camargo
A fundação foi criada em 1995 com a intenção de divulgar e aproximar o publico de um dos maiores nomes da arte brasileira. A fundação nasceu a partira da vontade da viúva, companheira de mais de 50 anos, que doou integralmente as obras para dar início a fundação.
Assim surgiu o acervo, que conta com 7.000 obras, aproximadamente metade do que foi produzido por ele, que podem variar de artístico a documentos variados.
Desde o inicio das atividades a fundação busca promover não só a circulação das obras do artista, mas também promover a interação do público com a arte, cultura e educação. São organizadas diversas oficinas, seminários e exposições sobre questões ligadas arte contemporânea.
Inaugurada em 2008, a fundação foi projetada pelo arquiteto Alváro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.
VIsão: Ser um centro de excelência preservando a Obra de Iberê, e fazer com que o público reflita sobre a arte.
Missão: Promover o estudo e estimular a interação do Público com a artee educação a partir de programas interdisciplinares.
O Edifício
Localizado as margens do Rio Guaiba, o prédio é formado por um retângulo branco, resultado da mistura do material com pedras de um outro rio próximo, a obra se destaca por suas curvas e retas, corredores e rampas que criam um diálogo entre arte de IBERÊ, arquitetura e a natureza. Uma construção a qual, é difícil encontrar uma parecida pelas cidades.
A obra vai muito além de alguns rabiscos no papel, ela também pensa e tenta minimizar seu impacto na natureza junto com a preocupação ambiental.
O Arquiteto
Àlvaro Siza
Nascido em Portugal no ano de 1933, Álvaro executou seu primeiro projeto em 1954, um ano antes de terminar a faculdade na Escola de Belas Artes da Universidade de Porto.
A simplicidade junto a sofisticação é um dos detalhes que mais chamam a atenção na arquitetura de Álvaro, o que lhe deu amplo reconhecimento mundial.
Suas obras envolvem todo o entorno, e se comunicam de uma maneira única com o usuário, dando leveza e sobriedade a suas obras. O expressionismo entra fortemente em suas obras, nos quais semore encontra espaços para demonstrar emoções, como um pintor demostra em uma tela.
...