Favelas em curitiba - caximba
Por: herbtanas • 14/6/2015 • Dissertação • 376 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Caximba
425 famílias ocupam uma área próxima ao aterro da Caximba, na Região Sul de Curitiba, o terreno faz parte do patrimônio do Instituto das Águas do Paraná. Pelo documento, a área é de preservação e está destinada à formação das wetlands do Rio Barigui, como parte do Sistema de Recuperação Ambiental do afluente do Rio Iguaçu. Segundo a Cohab Curitiba, a cidade possui 11.197 domicílios em ocupações e outros 1.113 em loteamentos clandestinos sobre zonas de proteção ambiental. Amaior parte delas está em margens de rios e outros locais de risco que devem ser preservados.
Ocupada majoritariamente por ex moradores da região sul de Curitiba, as moradias são feitas de madeira, lona e outros materiais inadequados para construção. Apesar de alguns moradores do Caximba estarem inscritos na fila da Companhia de Habitação de Curitiba, o órgão não fizeram nenhum tipo de levantamento na área. Enquanto isso, as famílias continuam fixando moradia em situação precária e nenhum diálogo é aberto.
O risco ambiental da ocupação – e também à saúde dos moradores – fica mais visível quando se observa as condições de abastecimento e saneamento no local. O banheiro é improvisado e a água utilizada vem de uma mina próxima. A água da mina já passou por testes e é dita potável, porém a adjacência com o aterro (que funcionou por 20 anos) preocupa.
As wetlands propostas para a região têm a função de fazer o controle hídrico da calha do rio e são consideradas um tipo de área de segurança para lançamento de efluentes do sistema de tratamento do aterro. Uma vez que a carga orgânica deve passar pelo Caximba antes de chegar ao rio, as pessoas que vivem nesse local correm riscos como enchentes, doenças por matéria contaminada e ainda infecções por bactérias. Além do terreno ser desfavorável para edificação, a região faz parte da área de preservação ambiental (CORTES, F.S.).
Além dos problemas como insalubridade e negligência sofridas pelos moradores do assentamento, os danos a longo prazo se sucedem no meio ambiente com a interrupção do corredor biológico e contaminação das águas. As ocupações irregulares afetam ainda população como um todo pela ampliação da impermeabilização e assoreamento dos rios, sendo todos esses problemas um reflexo do mau planejamento urbano, falta de políticas públicas e negligência governamental.
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-risco-ambiental-das-invasoes-1kdy3ofm3p73hnfj8gsx637m6
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/meio-ambiente/nova-reserva-ambiental-inquieta-moradores-do-caximba-8k8z09t0ovz3062vrysnppmj2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_do_Caximba
...