Ficha de Leitura: Princípios bioclimáticos para o desenho urbano
Por: Marina.Gomide • 7/5/2020 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 645 Visualizações
Referência Bibliográfica (autor, título, ano):
Romero, Marta Adriana Bustos. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. 2ª Edição. Pro Editores, 2001
Resumo das principais ideias tratadas no texto:
O clima é resultado de alguns fatores, sendo eles globais, locais e alguns elementos climáticos.
Os fatores globais são aqueles que condicionam, determinam e dão origem ao clima. Dentre os fatores globais temos a radiação solar, energia transmitida pelo sol em formas de onda magnéticas, a intensidade e distribuição dessa radiação pode ser alterada em função da absorção, reflexão e difusão dos raios solares. É possível saber a direção dessa radiação de acordo com a posição do sol, auxiliando na elaboração de um projeto de modo que não afete a construção.
Outros fatores são a Latitude, Longitude e a Altitude. Os dois primeiros se referem a coordenadas que determinam a localização de algum lugar no globo terrestre, a latitude se refere a linha do equador e a longitude aos hemisférios norte e sul. De acordo com Fitch, a altitude é o principal fator geográfico no que diz respeito a análise do clima, pelo fato de sua distância em relação à linha do equador determina a quantidade de energia solar que cada ponto vai receber.
Os ventos são correntes de convecção que realizam um movimento com a função de resfriar o globo terrestre.
Os fatores climáticos, diferentes dos globais, dão origem ao microclima, aquele que é verificado em um ponto restrito. Dentre os fatores climáticos podemos citar a topografia, a forma da superfície terrestre afeta particularmente o microclima. Regiões que possuem uma forma mais acidentada apresentam diferentes fluxos de ar além das características pluviométricas.
A vegetação também contribui para o estabelecimento de um microclima, o processo da fotossíntese auxilia na umidificação do ar daquela região, além da diminuição da incidência solar.
No que se refere a relação do ser humano com o meio ambiente, pode-se dizer que o homem não é passivo, pois nessa relação o corpo humano faz trocas com o meio ambiente.
Para se ter equilíbrio térmico com o meio ambiente o homem realiza algumas trocas térmicas que são: radiação, condução, convecção e evaporação. Segundo Toledo existem três meios de controle: o sistema termorregulador do organismo, o uso adequado de vestimentas e a criação do edifício.
Podemos analisar a questão do abrigo e qual importância ele tem, dependendo do tipo de clima de uma região ou lugar ele pode caracterizar o tipo de construção que seria realizada, o tipo de material que seria utilizado que são fatores determinantes para algumas regiões onde em outras localidades seria inviável.
Transcrições de citações mais importantes (página da citação):
Ferreira (página 19) - Define os elementos climáticos como componentes físicos do clima, principalmente temperatura, umidade do ar, canta precipitações, vento e duração de exposição do Sol, que variam, segunda autora, sob a ação recíproca de diversos fatores, ou “causas determinantes”, tais como latitude, radiação solar, direção do
...