Fichamento Eliminação
Por: Victor Almeida • 13/9/2017 • Projeto de pesquisa • 259 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 1]
[pic 4]
TÍTULO: CLIMA E PROJETO ARQUITETÔNICO
AUTORES: Natália Queiroz, Aldomar Pedrini, Marcelo Tinoco e Isadora Nunes
Afim de alinhar as tendências de desenvolvimento sustentável com conforto ambiental nas edificações, surgem classificações da arquitetura, como “arquitetura bioclimática” ou “arquitetura sustentável”, que visam, principalmente, a projeção de edifícios eficientes energeticamente, se utilizzando do clima e características como geometria e materiais da envoltória para proporcionar conforto térmico aos seus usuários. Desta forma, objetiva-se tornar cada vez menos necessária ou mais eficiente, a utilização de sistemas ativos de climatização, combinando-os com recursos passivos, para assim se obter edifícios energeticamente eficientes.
O conhecimento científico, assim como o uso da sensibilidade são fundamentais para a obtenção de soluções que caminhem junto com a arquitetura sustentável. O primeiro, está relacionado ao conhecimento técnico e matemático. Já o segundo, diz respeito a intuição e experiência arquitetônica por referências antecedentes.
O uso de estratégias bioclimáticas quase sempre esteve presente na arquitetura. Elas auxiliam na tomada de decisões quando se precisa por exemplo: sombrear ou ensolarar, ventilar, umidificar ou resfriar o ar interno, entre outros. Porém, é preciso que essas soluções bioclimáticas, se integrem ao projeto de forma harmoniosa. Logo, é importante que sejam pensados e integrados nas primeiras fases de concepção.
O Brasil por possuir extensa área territorial, foi dividido em oito zonas bioclimáticas, para que desta forma, se possa identificar, agrupar e recomendar estratégias passivas para a obtenção de conforto térmico, de acordo com as peculiaridades de cada zona. Por conseguinte, reduzir o consumo de energia nas edificações buscando sempre a eficiência energética.
...