HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO SÉCULO XX
Por: Monique94 • 8/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 486 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO SÉCULO XX
CÓDIGO: 07500C
SEMESTRE: 7º
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS-AULA
PROFESSORA: SILVELI MARIA DE TOLEDO RUSSO
EMENTA
A produção arquitetônica e urbanística do séc. XX, compreendendo o período do início do século XX até a década de 1990. Relação da arquitetura e do urbanismo com as condições sócio-ecônomicas, políticas e culturais (vanguardas artísticas) do período.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Introduzir o aluno ao pensamento e prática da arquitetura e urbanismo modernos a partir de um olhar que relaciona o processo histórico atual com o precedente. Incentivar a compreensão e o discernimento de caminhos norteadores para prática de uma visão crítica e prospectiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Quadro da passagem do Século XIX para o Século XX: o olhar para o futuro. Movimentos de vanguarda. Relações arte/arquitetura/indústria/sociedade: práticas dos anos 20 na Europa De Stiyl, Bauhaus, Construtivismo Soviético. Os CIAMs. Le Corbusier e Frank Lloyd Wright. Exposição International Style, presença dos arquitetos europeus e arquitetura moderna nos EUA. Virada historicista na Europa dos totalitarismos: anos 30 até a 2ª. Guerra. Reconstrução no 2º.pós-Guerra: entre o passado e o futuro. Questionamentos da modernidade. Arquitetura Brasileira: experiências concentradas, Rio de Janeiro e São Paulo, e disseminadas pelo país. A construção de Brasília. Desdobramentos e críticas da experiência moderna: o advento do chamado pós-moderno. A busca de outras referências: uma recomposição com a história.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas, com recursos audiovisuais (data show, vídeos, DVDs); leituras programadas; discussões coletivas sobre temas específicos desenvolvidos em equipe; estudos e maquetes de obras previamente escolhidas; elaboração de trabalhos com conteúdo histórico-crítico.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Avaliação Continuada: realização dos trabalhos, leituras e participação nas discussões em sala de aula. A Avaliação Regimental será por meio de prova, seminários e trabalho final.
A Avaliação Final consiste na somatória da Avaliação Continuada e da Avaliação Regimental.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.
BRUAN, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: M Fontes, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BANHAM, Reyner. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DORFLES, Gillo. A arquitetura moderna. Porto: Edições 70, 2000.
GIEDION, Sigfried. Espaço, Tempo e Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
...