A Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
Por: Thiago Nascimento • 7/9/2022 • Artigo • 341 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
O maneirismo é um estilo que começou no ano de 1530 e durou até o final do século. O maneirismo é considerado um movimento, o seu período de transição foi entre o Renascimento e o Barroco. O movimento valorizava os artistas com seus trabalhos individuais.
A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas, este novo estilo fizeram mudanças na construção das igrejas, na decoração e na distribuição de luzes.
As características das igrejas são as escadas em espiral e o detalhe é que muitas vezes as escadas em espiral não levavam a lugar algum. A decoração mais marcante desse estilo são as guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas.
Os pintores da segunda década do século XV, afastados dos cânones renascentistas, criaram o novo estilo procurando deformar uma realidade e tentando revalorizar a própria arte.
As pinturas maneiristas tinham muitas características, algumas delas são as luzes que se detinham sobre objetos e figuras, a composição em que a multidão de figuras se comprime em pequenos espaços arquitetônicos, nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem torneados do renascimento, e entre outras características.
Nas esculturas do maneirismo os detalhes não faltam às formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.
O maneirismo segue o caminho que foi traçado por Michelangelo, ele foi o primeiro a realizar as pinturas e esculturas impondo o seu estilo, mas os modelos criados por Michelangelo foram copiados por outros artistas. O maneirismo se preocupava muito com o que seriam construídos ou esculpidos, quais seriam as mensagens em que essas manifestações artísticas estariam passando para o povo.
O modelo básico das esculturas é uma figura serpenteada e triangular, ela se baseava em uma linha sinuosa pretendida a dar movimento à imagem e o seu peso era maior na parte inferior da imagem do que na parte superior. O maneirismo manifestavam-se a inquietação, o desconforto e a ambiguidade, por isso as estatuas pareciam precisar de um próximo passo.
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