Atividade Discursiva – Historia e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
Por: luiztoledo • 13/11/2021 • Resenha • 381 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Atividade Discursiva – História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I
Na arquitetura, os romanos focaram no desenvolvimento estrutural e atingiram padrões que, até então, não haviam sido explorados por outras civilizações.
Explique as seguintes estruturas romanas criadas nesse período: aquedutos, termas, arcos do triunfo, e teatros.
A arquitetura romana foi uma grande manifestação artística que tinham como foco a eficiência de construções, e como suas principais características eram a luxuosidade e grandiosidade, sob a influência da cultura grega; solidez das construções com base do conhecimento dos etruscos; simetria e harmonia vindo de influência italiana com suas formas regulares. Além da influência nas formas, a arquitetura grega foi importante por introduzir novos materiais e técnicas a construção, como o uso do cimento.
Aquedutos, estruturalmente parecidos com os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, eram estruturas sustentadas por arcos com uma pequena inclinação para ajudar a condução por gravidade, serviam para transporte de agua de uma fonte natural até o centro das cidades. A escolha desse método de transporte se deu pela abundância de material e seu baixo valor, além de que em sua maior parte, os aquedutos, são subterrâneos, podendo resistir melhor ao tempo e intempéries, até hoje alguns aquedutos ainda então em pé e até funcionando.
Muito comuns em grandes cidades, as termas eram casas públicas de banho, com agua aquecida, vinda dos aquedutos, promovia diversos recursos, como a terapia pela agua com propriedades medicinais, saúde e higiene pública. Divididas em várias salas, as termas eram compostas por vestiários, locais separados para banhos frios, mornos ou quentes, sauna e o local das fornalhas, onde era aquecida a agua.
Para celebrar conquistas territoriais ou vitorias em guerras, eram construídos grandiosos monumentos, os arcos do triunfo, que eram compostos por uma grande estrutura em arco apoiada por duas colunas, formando um grande portão, onde eram esculpidos em baixo relevo as campanhas militares e os despojos dos vencidos.
Baseados nos teatros gregos, os teatros romanos ou anfiteatros eram estruturas abertas, em semicírculo com um palco no meio, com a finalidade de servir para a interpretação de peças teatrais. A princípio foram construídas em madeira pois seriam temporários e desmontados ao final da temporada, mas após alguns anos trocaram os materiais por pedra, tornando-os assim estruturas permanentes. Ainda hoje existem muitos anfiteatros romanos, em ruinas, por toda a Europa.
...