HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COOPERATIVO NA REGIÃO ADMINISTRATIVA ÁGUAS CLARAS
Por: Tassiany Bressan • 16/3/2022 • Artigo • 3.060 Palavras (13 Páginas) • 98 Visualizações
ARQUITETURA HOSPITALAR
ARTIGO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COOPERATIVO NA REGIÃO ADMINISTRATIVA ÁGUAS CLARAS (RA XX)
Resumo
INTRODUÇÃO
O projeto apresentado a um Hospital Universitário Cooperativo localizado na Região Administrativa de Águas Claras - Brasília – DF, ligado a outras universidades particulares com as especialidades de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem entre outras.
Incluindo alguns setores como: a) Clínica Médica b) Pronto- Socorro, c) Emergência d) Posto de Enfermagem e) UTI f) Hidroterapia g) sala de reabilitação h) Ortopedia i) Raio-x j) laboratórios para afins.
A OMS que coordena os esforços internacionais para controle de surtos de doença como surto de Malária em áreas das doenças por exemplo o Amazonas – Manaus onde há maior contágio e são feitas as pesquisas, Tuberculose e agora a COVID-19, também ajuda no controle das doenças contagiosas para a prevenção e cuidados para tais doenças. A Organização faz pesquisas em áreas de doenças transmissíveis, as doenças não transmissíveis e as doenças tropicais.
Foi criada o regimento interno dos hospitais universitários federais pelo Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão dos Hospitais Universitários, ainda sendo adotadas as medidas para a melhoria da gestão das unidades hospitalares, e informação sobre procedimentos assistenciais e administrativas com a utilização de mecanismos mais eficientes.
Figura 1: Sede EBSERH – Brasília - DF
Fonte: google imagens
PROBLEMA
Já existe um Hospital Universitário Integrado no Distrito Federal. Cita-se aqui o Hospital Universitário de Brasília (HUB/UNB), o qual recebe profissionais da saúde, alunos de graduação, tanto da universidade federal e de instituições particulares. Isso ocorre através do programa de estágio, vinculado com a Universidade de Brasília (UNB), de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e de modo integrado com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), onde a parte administrativa encontra-se supervisionada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Na sua atividade universitária, que envolve docência, pesquisa e prestação de serviços de saúde à comunidade, o hospital possui características próprias, que proporciona qualidade para a geração de conhecimento, de aprendizagem e treinamento. Com a grande demanda de profissionais da área da saúde, é exigida uma organização de rotinas e estrutura organizacional complexa, aliada ao excesso de demanda com troca de plantões.
O conceito de hospital é uma compreensão humana aos estabelecimentos e relações psicológicas como elemento de cura. Com a humanização do ambiente hospitalar, é favorecido o bem-estar dos profissionais que trabalham nesse local e o tratamento dos pacientes.
Os hospitais vem funcionando de uma forma deficiente num país como Brasil não permitiram um atendimento adequado ao sistema, escasso atendimento na emergência e com desperdício de tempo sem necessidade, com uma grande falta de controle na distribuição de profissionais por pacientes, visto que é preciso determinar muito bem o horário de serviço com mudanças de turnos para cada profissional.
Na sua atividade universitária, que envolve docência, pesquisa e prestação de serviços de saúde à comunidade, o hospital possui características próprias, que proporciona qualidade para a geração de conhecimento, de aprendizagem e treinamento. Com a grande demanda de profissionais da área da saúde, é exigida uma organização de rotinas e estrutura organizacional complexa, aliada ao excesso de demanda com troca de plantões.
Como melhorar a estrutura hospitalar e proporcionar uma otimização na rotina dos profissionais da área da saúde?
JUSTIFICATIVA
Em 1990, Águas Claras começou a ser idealizado e está implantado na região Nordeste do bairro, estendendo-se até a Estrada Parque Vicente Pires-EPVP (posteriormente denominada "Águas Claras Verticais"), seguindo também as diretrizes de otimização da infraestrutura urbana e preenchendo o espaço entre Plano Piloto, Guará e Taguatinga são principalmente para garantir a densidade, o que possibilitará a implantação do metrô. Além de quebrar o zoneamento e matriz rígidas, o projeto também prioriza o atendimento às necessidades de habitação de renda média, principalmente coletivas.
Águas Claras XX Região Administrativa de Brasília – DF, com uma população de 115.333 (PDAD), localizada em Taguatinga, Vicente Pires, Avenida Parque, Núcleo Bandeirante entre Riacho Fundo, ficam na estrada principal que levam à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) no Viaduto Pinheiro, em Israel, inaugurado em 16 de agosto de 2008, levando à cidade. Também leva à outros trechos importantes, como a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), que faz a ligação entre a EPTG e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e passa no meio do Park Way.
A localização estratégica na confluência de Taguatinga, Guará e Park Way, além de estar próxima ao programa piloto, também o torna um dos principais centros de negócios do DF, com Diversidade e qualidade de serviço que lhe dão autonomia em relação ao programa piloto. Por se tratar de uma das mais novas áreas urbanas implantadas no Distrito Federal e ainda não totalmente concluída, apresenta uma tendência de aceleração do crescimento populacional, incluindo grande número de famílias jovens de classe média.
Para a melhoria dos alunos e docência, para os estágios das universidades particulares, interligando as outras regiões administrativas do DF, para a população de Águas Claras, com a baixa demanda de hospitais, pois a um hospital existente, mas de difícil acesso e um pouco distante. Com a existência de um hospital de ensino, atende comunidade das regiões de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires e outras regiões, para fácil acesso com o metrô principal que interliga as duas linhas Ceilândia
...