Historia da Arquitetura - Tradição Americana
Por: Thais Albuquerque • 10/3/2019 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Página 1 de 4
BENEVOLO, Leonardo. Historia da Arquitetura
A TRADIÇÃO AMERICANA
- Em 1781 os EUA se separam da Europa e assim também querem separar sua cultura e arquitetura.
- A principio eles tentam utilizar da arquitetura colonial de seus países de origem com construções de madeira, mas com o passar do tempo percebem que o clima da América não se adapta as suas edificações.
- No local há material em abundância e mão de obra de escassez.
THOMAS JEFFERSON E O CLASSICISMO AMERICANO
- Com a separação da colônia , exige a construção de vários edifícios administrativos , e é implantado o estilo clássico nessas obras por motivos políticos, por este estilo representar a república.
- 1785- Land Ordiance é aprovada para povoar o território onde hoje se encontra Washington
- 1866- É fundado o primeiro curso de Arquitetura em uma Universidade America, porque ate então os arquitetos americanos se dirigiam a Europa para ter sua formação acadêmica.
O PLANO DE NOVA YORK DE 1811
- No inicio do século de 800, a cidade de Nova York comporta por volta de 100 000 pessoas, o que se torna necessário a criação de uma plano de urbanização para o controlo e ordenamento da cidade. A partir desse momento é criada uma comissão para criar esse plano de urbanização. Esse plano consiste na criação de avenues, cortam a cidade de norte ao sul, identificadas por letras de alfabetos, e de streets que vão de leste a oeste distintas por números.
- Nessas vias ortogonais foram separadas dois espaços, um para a praça de armas, e outro que em 1858 foi implantado o Central Park. Nesse plano urbanístico é escolhido o ângulo reto por propiciar o baixo custo das construções civis, e justificam a ausência de praças pelo fato de as pessoas “ não vivem-se em praças , mas sim em casas”
- Com o tempo observaram que uma cidade não é composta só por casas, e viu-se que não haviam pensado em espaços propícios para os centros comerciais.
- Foram criadas leis que proibiram a construção de edificos que cubram a área total do terreno, caso contrário, poderão demoli-lo e dar outra finalidade ao terreno.
- Todavia ainda existe grande aglomeração, e que leva a White organizar uma sociedade construtora para fazer casas ( Baltic Street), logo depois contruiu o Riverside Dwelling (Brooklyn-1884), que era uma conjunto de prédios que envolvia um grande espaço de convivência que é algo raro na cidade.
ORIGEM DE CHICAGO
- Em 1804 o exercito Americano funda o forte Dearbon, onde o rio Chicago desemboca, e envolta desse forte algumas pessoas estabelecem-se , e o local toma a forma de cidade que utiliza a tradição americana , dividida em quadrados regulares.
- Nas primeiras décadas , a cidade é construída na maior parte de madeira , com a técnica balloon frame, técnica que aproveitava o trabalho industrial da madeira , permitindo que cada um construa sua casa com poucos instrumentos.
- Chicago foi atingida por um grave incêndio, que quase a destruiu por completo em 1871 (300 000 habitantes). A reconsruçaõ ocorreu apartir de 1880 e a cidade renasce como um moderno centro de negócios.
- Com o intenso crescimento sente-se a necessidade de criar um plano de controle urbano, e a primeira tentativa foi o plano regulador de Burnham e Bennet.
ESCOLA DE CHICAGO
- Primeira Geração: William Le Baron Jenney, William W. Boyington, J.M. van Osdel.
- Segunda Geração: Daniel H. Burnham, Jhon W. Root, William Holabird, Martin Roche, Louis Sullivan, Dankmar Adler.
- As obras desses projetistas são únicas, como Jenney que em 1879 construiu seu primeiro edifício de estrutura metálica.
- Os altos edifícios do centro de negócios de Chicago é possível graças as grandes intenções técnicas da época, como o esqueleto de aço, elevador de segurança, elevador elétrico,
- 1891 – Burnham e Root constroem o Monadnock Building com 16 pavimentos, paredes externas lisas, sem qualquer ornamento, por insistências do financiador que estava construindo em uma zona periférica. Nessa obra utilizou colunas do tipo bow-windows
- 1890 – Burnham e Root constroem o Reliance Building, considerado o mais belo arranha céus de Chicago, a principio ele é construído com 5 andares, porem em 1895, após a morte de Root, Burnham e um engenheiro se unem e acrescentam 10 andares ao belo edificio. Conhecida como operação de multiplicação , pois todos os detalhes foram repetidos sem qualquer variação.
- A Exposição Colombiana (1893) comemorou os 400 anos da descoberta da América, e são chamados alguns arquitetos da costa oriental, que persuadem Burnham a orientar suas idéias para o classicismo, e com isso os ideais da escola de Chicago vão caindo em desuso.
LOUIS SULLIVAN
- Henry H. Richardson (1838-1886) ao projetar a Marshall, Field & Co., impression Louis Sullivan que a partir dessa obra decide sua vocação artística.
- Sullivan estudou em Paris (1874-1876),
- 1879 – entra para o estúdio de D. Adler, em 1881 se torna sócio
- A Ambição de Sullivan esta estampada nos seus primeiros trabalhos, com a decoração excessiva em ferro e pedra esculpida no Rotschild Buiding (1881).
- Após 1890, Sullivan estuda a forma de composição de arranha céus , sua primeira tentativa foi o Wainwright Building de St. Louis, e assim nasceu o verticalismo.
FRANK L. WRIGHT
- (1869-1956) Wright entra muito jovem para o estúdio de Sullivan, e em 1893 abre seu próprio estúdio em Chicago
- 1910- Wright construiu varias casas residenciais, denominadas Prairie houses, o seu mais importante edifícios de escritórios foi o Larkin Building de Bufalo (1905), e a igreja Unity Temple em Oak Park (1906).
- Depois de uma estadia da Europa (1911) retorna com uma bagagem enriquecida e constrói sua residência de Taliesin, no Wisconsin.
- 1916-1922- reside no Japão e constrói o Hotel Imperial de Toquio.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com