HÉLICE CONTÍNUA
Por: Igor Meletti • 1/7/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 421 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
1. HÉLICE CONTÍNUA
As bases estruturais de uma fundação é estabelecida por análise e estudo do engenheiro e projetista, encarregados desde a projeção até as sua execução. A análise principal para o uso desse método são os resultados apresentado pela a sondagem (estudo mecânico do solo) e analise externa do terreno, como observação de obras vizinhas.
- CARACTERÍSTICAS
A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco" (no local da obra), consegue penetrar em camadas mais resistentes, até o limite do trado. Possui algumas características fundamentais, sendo a principal a ausência de vibrações, por isso é indicada a utilização em áreas críticas, como os centros urbanos e construções não confiáveis em sua estrutura. Outras características fundamentais: baixo nível de ruído (nível inferior a 80 decibéis), adequando-se em áreas onde o barulho é indesejável (escolas, hospitais, áreas residenciais); alta produtividade por dia, inclusive com a presença de lençol freático; possui alta versatilidade, podendo o mesmo equipamento executar estacas com capacidade de cargas diferentes em diâmetros (25-100 cm); tem um monitoramento contínuo, todos os equipamentos possuem microcomputador de bordo, permitindo assim o monitoramento contínuo de cada um.
- SITUAÇÃO A SER UTILIZADA
A estaca hélice contínua é utilizada em fundações profundas por possuir elevada capacidade de carga, podendo ser em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes. Para a escolha desse sistema de fundação não depende somente das características do terreno, mas também de outros aspectos, como a vizinhança por exemplo. São mais indicadas como já citado nas características quando há restrições à vibração ou a impactos sonoros.
[pic 1]1.3 EXECUÇÃO
Fonte: Geofix
No 1º momento da execução da Hélice continua inicia-se com a perfuração das valas, com o posicionamento do trado na localização precisa do posicionamento da estaca, após isso inicia a perfuração das valas com a profundidade necessária.
No 2º momento ocorre à injeção do concreto pela a haste centra do trado junto com a sua retirada, mantendo uma mesma pressão ate o final da concretagem.
No 3º momento, a pós a injeção do concreto se insere a armadura de ferro.
No 4º momento a estaca se encontra pronto.
1.4 OBRA CORRELATA QUE FOI UTILIZADA O TIPO DE FUNDAÇÃO (HÉLICE CONTÍNUA)
A Hélice continua foi um método de fundação escolhida em um edifício comercial (Prédio OI), construída no ano de 2011, na qual possui 5.500 m² e é localizado na cidade Fortaleza – CE.
[pic 2][pic 3]
Fonte: site – cn2engenharia
Fonte: site – cn2engenharia
...