Iluminação Natural – Light shelves
Por: damaris.bf • 10/7/2016 • Abstract • 419 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Iluminação Natural – Light shelves
Uma iluminação desigual é algo indesejado em ambientes como salas de aula. A tradicional utilização de iluminação natural por meio de aberturas laterais tem a característica de distribuir desigualmente a luz do dia. A instalação da prateleira de luz (Lightshelf), um elemento da arquitetônico que tem a finalidade de uniformizar a distribuição das iluminâncias, proporcionando um ambiente visualmente agradável e, por consequência ocorre uma redução do consumo de energia elétrica em iluminação artificial. Este tipo de elemento, favorece a distribuição e o controle da luz diurna e da luminância excessiva, proporcionando uma melhor percepção visual, quando houver quantidade e qualidade de luz suficiente. Instalaremos uma prateleira de luz em uma sala de aulas do município de Uruaçu, faremos a análise de sua eficácia quanto a iluminação e ainda faremos uma comparação da energia elétrica consumida antes e depois da instalação do equipamento. Visto que é imprescindível buscarmos eficiência energética.
Uma boa iluminação deve ter direcionamento adequado e intensidade suficiente sobre o local, deve promover boa definição de cores e ausência de ofuscamento. A luz solar direta, na maioria das vezes é indesejável por sua intensa iluminância, que causa grande desconforto visual.
É importante balancear a qualidade e a quantidade de iluminação em um ambiente. No Brasil, a ABNT através da NB57, fixa as iluminâncias mínimas a serem atingidas em função do tipo de tarefa visual.
Considerando a grande busca por eficiência energética e a situação econômica do país, optamos por analisar o comportamento de um sistema simples e que pode trazer bons resultados quanto a iluminação.
Este sistema é conhecido com prateleira de luz (Lightshelf), ele é desenvolvido com o objetivo de se obter um aproveitamento eficaz da iluminação natural, proporcionando conforto visual e economia da energia elétrica destinada a iluminação artificial.
Em salas de aula, uma iluminação desigual é algo indesejável, pois uma boa iluminação proporciona um melhor desempenho dos alunos. Desta forma, o nosso centro de estudo será uma sala de aula do município de Uruaçu.
Esse tipo de prateleira promete bloquear parte considerável da insolação, redirecionando o fluxo luminoso para o teto, que redistribui a luz para as áreas mais profundas distantes da janela, de maneira uniforme, reduzindo o grau de contraste entre áreas mais ou menos claras. É necessário que o teto e a prateleira sejam superfícies claras para refletir a maior quantidade de luz. O método evita a incidência direta gerando maior conforto para os alunos, pois elimina o efeito de ofuscamentos proporciona mais homogeneidade na luz do ambiente. E ainda permite acesso visual ao exterior.
.
...