METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Por: k24e02ll81 • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.592 Palavras (15 Páginas) • 238 Visualizações
Centro Universitário Padre Anchieta [pic 1]
Arquitetura e Urbanismo
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
BLOCOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL ISOPET
Jundiá
2017
Centro Universitário Padre Anchieta [pic 2]
Arquitetura e Urbanismo
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
BLOCOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL ISOPET
Projeto de pesquisa com o tema Isopet, apresentado ao curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Padre Anchieta de Jundiaí/SP.
Jundiaí
2017
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Bloco de ISOPET..........................................................................02
Figura 2 - Blocos de concreto leve (com isopor) estruturados com garrafas PET...................................................................................................................03
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................01
2. DESENVOLVIMENTO (Reutilização dos materiais empregados na construção do ISOPET e suas especificações)...................................05
2.1. Informação Gera Preservação..............................................05
2.2. Materiais na Construção do ISOPET...................................07
2.3. Tijolo/Bloco/Tubo..................................................................09
3. CONCLUSÃO......................................................................................11
RESUMO
A elaboração do projeto foi realizada através de pesquisas a fim de possibilitar a compreensão e trazer familiaridade a cerca das novas técnicas construtivas utilizadas nos dias atuais, em função dos resultados será abordado o uso do tijolo ISOPET, a tecnologia do concreto aliado ao meio ambiente, em especifico o uso de garrafas de plástico na construção de casas populares, aliando desta forma a conscientização e a importância não somente na forma sustentável, mas também no uso beneficio uma maneira de repensar aquilo que antes era descartado, utilizando conscientemente agregando benefícios como um todo.
Palavras-chave: Materiais de construção alternativos, sustentabilidade, tecnologia.
1. INTRODUÇÃO
O crescimento das cidades tem contribuído para o desmatamento das florestas no decorrer dos anos, o consumo desenfreado e o grande acumulo de materiais descartados todos os dias ocasionam problemas climáticos e doenças degenerativas do uso sem planejamento.
Dentre os problemas sociais urbanos, entretanto, o principal é o processo de favelização. Esse se associa também à concentração de renda, ao desemprego e à falta de planejamento urbano (PENA, 2011).
Portanto a preocupação em sanar ou amenizar tais fatores negativos em meio ao crescimento das grandes cidades, infelizmente ainda são pouco utilizados. Assim a divulgação e o incentivo das autoridades competentes tornaria tudo mais fácil quando o pensamento for um mundo sustentável.
Com tudo apresentaremos a seguir vantagens de utilizar essa forma construtiva, minimizando os impactos ambientais e evitando o desperdício.
Com objetivo de trazer conhecimento a cerca das novas formas construtivas sustentáveis a fim de contribuir com a preservação das fontes naturais, que hoje se encontram escassas.
Abordar o tema que foi o ponto principal desta pesquisa baseado nas vantagens da utilização desta técnica a fim de minimizar impactos já causados a natureza como um todo. Levando em consideração o crescimento da população de forma significativa, acelerando as cidades em relação ao tamanho formando imensas malhas urbanas (NASCIMENTO, 2016).
Estabelecendo referências baseadas na pesquisa realizada para utilização do ISOPET, salientando vantagens e desvantagens deste sistema inovador construtivo, desde sua reciclagem até a inserção do produto final na obra, salientando seu custo e beneficio como um todo.
O bloco ISOPET nada mais é que a mistura do isopor reciclado e garrafas pet, combinados com areia, água e cimento que substitui o tijolo de cerâmica. Desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Tecnologia de Construção do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET), sob coordenação do professor Ely Costa Cardona de Aguiar (POVO, 2007).
Apresenta várias vantagens com relação aos materiais convencionais, dentre elas, o isolamento termo acústico e baixo peso, trazendo leveza no seu manuseio além da redução do desgaste físico ao operário. Sua substituição ao invés do bloco comum trás grandes vantagens na execução do projeto como um todo.
Segundo (RODRIGUES, 2009) entende-se como vantagens:
[...] as grandes vantagens na execução do projeto construtivo com os blocos são a leveza - facilitando o manuseio dos elementos, melhoria no aspecto termo acústica, dispensa de formas, pouco tempo de execução da obra, e baixo custo final da construção.
A utilização de materiais de difícil decomposição é uma de suas características principais, além da facilidade para encontrar matéria prima que de continuidade ao processo de produção, o uso do isopor e do pet facilita o trabalho que é de fácil manuseio, como vimos acima tanto na leveza quanto em sua aplicação, podemos ver isso na imagem a seguir:
...