MOBILIDADE E URBANIDADE: BOGOTÁ E SÃO LUÍS
Por: Amanda Balby • 8/9/2017 • Seminário • 5.288 Palavras (22 Páginas) • 301 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECOLÓGICAS
TRANSPORTE E MOBILIDADE/ PROFESSOR (A): FABÍOLA
MOBILIDADE E URBANIDADE: BOGOTÁ E SÃO LUÍS
ALUNOS: AMANDA BALBY, AMANDA MARQUES, HORTENEZIA BARCELOS, LAISSA LIMA, RODRIGO JOSÉ.
São Luís – MA
-2016-
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECOLÓGICAS
TRANSPORTE E MOBILIDADE/ PROFESSOR (A): FABÍOLA
Mobilidade e urbanidade: Bogotá e São luís
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para a obtenção da segunda nota avaliativa da disciplina de Transporte e Mobilidade.
São Luís – MA
-2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
2. MOBILIDADE E URBANIDADE NAS CIDADES................................................6
3. A CIDADE DE BOGOTÁ E O PLANO DE MOBILIDADE.................................9
3.1 O PLANO DE MOBILIDADE URBANA...............................................................10
3.2 COMO ESTÁ ESSE PLANO HOJE? .....................................................................13
3.3 SOLUÇÕES PREVISTAS PARA ESTA ATUAL CRISE DE MOBILIDADE DE BOGOTÁ........................................................................................................................14
3.4 CURIOSIDADES.....................................................................................................14
4. A CIDADE DE SÃO LUÍS E A MOBILIDADE....................................................15
5. GERENCIAMENTO DA MOBILIDADE: BOGOTÁ X SÃO LUÍS...............................................................................................................................17
5.1 PROPOSTAS PARA A CIDADE DE SÃO LUÍS...................................................18
6. CONCLUSÃO ..........................................................................................................20
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................21
RESUMO
Este estudo tem como principal objetivo apresentar a temática da mobilidade e urbanidade nas cidades, abordando estratégias que favorecem as necessidades de deslocamentos de passageiros e cargas no cotidiano, e exemplificando através de experiências positivas e negativas do gerenciamento da mobilidade nas cidades de Bogotá, Colômbia e São Luís, Brasil. Pontua-se a estrutura da política de mobilidade urbana nessas cidades e as estratégias para a solução de problemas resultantes do aumento da população e de veículos, e pela falta de infraestrutura nas cidades. Traçando assim um comparativo entre as duas cidades.
ABSTRACT
This study aims to present the theme of mobility and urbanity in cities, addressing strategies that favor the needs of passenger movements and loads in everyday life, and exemplifying through positive and negative experiences of mobility management in the cities of Bogota, Colombia and São Luis, Brazil. Punctuates the structure of urban mobility policy in these cities and strategies for the solution of problems resulting from the increase in population and vehicles, and the lack of infrastructure in cities. Thus drawing a comparison between the two cities.
PALAVRAS –CHAVE
GERENCIAMENTO DA MOBILIDADE, PLANEJAMENTO URBANO, MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO
A forma como as cidades são planejadas, ou a maneira que elas vão surgindo, influem de maneira perceptível na vida cotidiana da população habitante. A maioria das cidades atuais, sofrem com a falta de infraestrutura para a quantidade de indivíduos e automóveis se deslocando ao longo do dia, e por conta disso, a qualidade de vida da população tem diminuído regularmente.
Nesse sentido, cada cidade, conurbação ou metrópole, tem buscado soluções viáveis para a problemática da movimentação de pessoas e cargas. Transformar o ambiente urbano, e gerar urbanidade, através de um gerenciamento da mobilidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as suas populações, é um desafio que as gestões e planejadores vem enfrentando nas últimas décadas.
O termo gerenciamento da mobilidade, incorpora um conjunto de aspectos relacionados à adequação da movimentação dos diferentes fluxos existentes em uma rede de transporte. “O termo caracteriza soluções democráticas, flexíveis, econômicas e ambientalmente corretas. Um equilíbrio mais estável entre a oferta de infraestrutura de transportes e o atendimento adequado da demanda por viagens (deslocamentos). ” Real e Balassiano (2001).
Existem iniciativas, caracterizadas dentro do gerenciamento da mobilidade, que são estratégias para incentivar a mobilidade e a urbanidade nas cidades, dentre elas estão: multimodalidade, acessibilidade, design e mobiliário urbano, transporte intermodal, multifuncionalidade, reprogramação e flexibilidade de horários, entre outras.
Até o final dos anos 90 Bogotá, capital da Colômbia, possuía 7,2 milhões de habitantes, e não contava com qualquer sistema de transporte decente, assim como dezenas de cidades brasileira, a exemplo São Luís, com um pouco mais de um milhão de habitantes. Atualmente, Bogotá não é mais a mesma, e o gerenciamento da mobilidade, e a adoção de estratégias, transformou a cidade em um exemplo de plano de mobilidade.
- ESTRATÉGIAS PARA INCENTIVAR A MOBILIDADE E A URBANIDADE NAS CIDADES
Basta realizarmos um trajeto em nossa própria cidade, seja de veículo individual ou coletivo, para percebemos o atual cenário caótico que é a mobilidade urbana de São Luís, e da maioria das cidades brasileiras. Hoje em dia, graças aos fenômenos naturais que sofrem os centros urbanos, como o grande adensamento, quase sempre de forma desordenada; a grande quantidade de atividades desenvolvidas num mesmo local, em linhas gerais a dinâmica presente nas grandes cidades do mundo todo, além do fato de crescente dicotomia socioeconômica fazendo com que o carro virasse um item idealizado e status e individualidade, esses fatores misturados resultaram na atual situação degradante que enfrentamos atualmente no transporte, uma mobilidade caótica que afeta e prejudica todos os usuários do trânsito mas principalmente aqueles que usufruem do transporte coletivo, por ser relacionado à transporte de massa e de baixa renda, sendo negligenciado.
...