Museu Kolumba
Por: analuizaa • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
Museu Kolumba
Arquiteto: Peter Zunthor é um arquiteto suiço nascido em Basileia em 26 Abril de 1943. Filho de marceneiro, Zumthor aprendeu carpintaria em idade precoce.
Estudou no Pratt Institute em Nova York na década de 1960. Trabalhou em muitos projetos de conservação, o que lhe deu maior compreensão da construção e das qualidades de diferentes materiais de construção tradicionais.
Lecionou no instituto de Arquitetura do Sul da Califórnia em Los Angeles, na Universidade Técnica de Munique, na Academia de Arquitetura Mendrisio, na Universitá Dela Svizzera Italiana e no Harvard Graduate School of Design.
Zumthor trabalha atualmente no seu estúdio que fundou em 1979, na cidade de Haldenstein, Suiça.
Recebeu o Prêmio Pritzker em 2009 entre outros muitos prêmios.
Obras:
?
?
?
O Museu: O Museu Kolumba situa-se na cidade de Colônia na Alemanha, uma cidade destruída pela 2ª Guerra Mundial.
É uma interessante combinação de Arquitetura, Patrimônio e Artes Plásticas.
Foi construído entre os anos de 2003 e 2007 sobre as ruínas da Igreja Românica de Santa Kolumba (destruída durante a 2ª Guerra).
O projeto que delicadamente renasce das ruínas respeitando o lugar e preservando sua essência, abriga a preciosa coleção de artes plásticas da Arquidiocese da cidade.
Zumthor, cuidadoso com o uso dos materiais e com seus detalhes construtivos, utilizou tijolos cinza para unir os fragmentos destruídos do lugar (os fragmentos incluem peças remanescentes da Igreja, ruínas de predras dos períodos romano e medieval, e a capela “Madona of the Ruins” projetada pelo alemão Gotfried Böhrn em 1950).
A fachada de tijolo cinza integra o que restou da fachada da Igreja com a nova imagem de um museu contemporâneo.
A materialidade, escolhida minusciosamente, desempenha um papel importante ao integrar elementos do passado com o moderno e tornar o ambiente acolhedor.
Coloquei mais essas duas coisinhas nos slides:
Articulada com perfurações, o tijolo permite luz difusa que preenchem espaços específicos do museu. Conforme o passar das estações.
possui 16 salas de exposição diferentes e, no coração do edifício, um pátio ajardinado secreto – um local calmo e isolado para reflexão.
Sistema Construtivo: Delgados Pilotis de concreto proporcionam cobertura as ruínas.
Ficha técnica:
- Arquitetos:Peter Zumthor
- Ano: de 2003 a 2007
- Tipo de projeto: Cultural
- Operação projetual:Restauração
- Status:Construído
- Materialidade: Pedra e Concreto
- Estrutura: Concreto
- Localização: Cologne, Alemanha
...