Museu de Dresden
Por: isabellagc • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.426 Palavras (6 Páginas) • 849 Visualizações
Universidade Estadual de Goiás.
Patrimônio Cultural Edificado.
Prof: Milena D’ayala.
Museu da História Militar de Dresden
Analise Critica
Alunas: Amanda de Pádua e Isabella Carvalho.
Anápolis, dezembro de 2015.
Sumario
- Introdução.
- O Projeto - Museu de História Militar de Dresden
2.1 Principais características do Museu de História Militar de Dresden.
2.1.1 Alterar Perspectiva
2.1.2 História cultural de violência
2.1.3 O tema central é o Ser Humano
2.1.4 Museu como Fórum
2.1.5 Um Distrito New Museum
- O arquiteto - Daniel Libeskind
- A intervenção no Museu de História Militar de Dresden.
- Considerações Finais
- Referencias Bibliográficas.
- Introdução.
Uma das áreas de interesse da arquitetura e do urbanismo consiste na preservação do patrimônio histórico, porem com o passar do tempo e com as revitalizações que vão sendo feitas no edifício histórico pode ocorrer o surgimento de novas necessidades que acabam por influenciar o já existente. Considerando todo contexto arquitetônico e urbanístico importante no testemunho histórico, ao mesmo tempo que passível de um processo de transformação, é possível identificar vários graus de intervenção sobre uma obra existente. Tais graus dependem das posturas individuais e coletivas que envolvem a manutenção do patrimônio e variam substancialmente conforme cada caso específico.
Segundo AZEVEDO (1987), a recuperação é uma intervenção destinada a eliminar a obsolescência física e funcional de uma obra e permitir seu pleno uso social, evitando sua disfunção, abandono e, consequentemente, destruição. Assim, restauração trata-se do conjunto de trabalhos de regeneração de uma ou mais edificações de importância histórica, cujo resultado deve refletir as condições reais em que tais obras eram utilizadas.
O redesenhado Dresden Museu de História Militar, sob projeto do Studio Daniel Libeskind e um projeto que interrompe a simetria do edifício original com uma intervenção de concreto e aço em formado de seta. Com intuito de resgatar e unir a história da cidade ao museu.
A escolha dessa obra veio da necessidade de analisar como uma intervenção contemporânea pode ser introduzida em um edifício pré-existente, no caso neoclássico, fixando a memória de um acontecimento recente sem desconsiderar sua identidade arquitetônica anterior. A interação entre essas perspectivas forma o caráter do novo Museu de História Militar.
- O Projeto
O Museu Histórico-Militar das Forças Armadas Alemãs foi parcialmente destruído na segunda guerra mundial e demorou sete anos para ser reconstruído com a nova proposta de Museu da História Militar de Dresden, na capital do estado alemão da Saxônia em 2011.
A extensão de Libeskind no museu interrompe dramaticamente simetria do edifício, possuindo cinco andares de 200 toneladas de cunha de vidro, concreto e aço que corta através do centro da estrutura original de 135 anos de idade. A abertura da nova fachada com transparência empurra através da opacidade a rigidez do edifício existente, assim como a democracia alemã deixado de lado o passado autoritário do país.
"Não foi minha intenção de preservar a fachada do museu e apenas adicionar uma extensão invisível na parte de trás. Eu queria criar uma interrupção em negrito, um deslocamento fundamental para penetrar no arsenal histórico e crie uma nova experiência. A arquitetura irá envolver o público na questão mais profunda de como a violência organizada e como história militar e o destino da cidade estão interligados. "- Daniel Libeskind
Com seu projeto, Libeskind afirmou querer fazer um contraponto consciente ao edifício histórico ali existente. O arquiteto explica que o prédio cuneiforme de 30 metros de altura faz uma referência ao pior dia por que passou a cidade de Dresden. O prédio aponta para o centro da cidade, completamente destruído pelos bombardeios aliados em fevereiro de 1945.
"A partir do museu, pode-se ver como Dresden renasceu das cinzas", acrescentou Libeskind. Além disso, trata-se de um edifício de grande visibilidade, algo também desejado pelo arquiteto. Segundo Libeskind, numa democracia, as Forças Armadas não devem se esconder.
- Principais características do Museu de História Militar de Dresden.
- Alterar Perspectiva - O MHM oferece diferentes perspectivas sobre a história militar alemão. A arquitetura, a nova exposição temática e o (cronológica) exposição permanente redesenhado representam ambas as formas tradicionais e novas de percepção e expressão. A justaposição de tradição e inovação, de antigas e novas interpretações da história militar, é a pedra angular da nova abordagem.
- História cultural de violência - O MHM oferece aos visitantes uma história das forças armadas alemãs. Mas ele vai além de uniformes e armas em sua violência controlada pelo Estado investigação, oferecendo novas formas de avaliar que a história e a cultura de violência que lhe deu origem.
- O tema central é o Ser Humano - O tema central da arquitetura e exposição de design da MHM é uma consideração antropológica da natureza da violência. O museu examina de perto os medos, esperanças, paixões, memórias, motivações e exemplos de coragem, racionalidade e agressão que precipitaram a violência e, muitas vezes, a guerra.
- Museu como Fórum - Além de apresentar temas atuais e históricos em exposições e eventos especiais, a MHM vai sediar exibições, palestras e simpósios internacionais.
- Um Distrito New Museum – Se tornou uma área próspera e muito visitada, Dresden distrito Albertstodt 's, em que o museu está localizado, foi abandonado por algum tempo. O novo MHM será o catalisador que transforma o bairro em um destino internacional, um centro cultural e um distrito museu.
- O arquiteto - Daniel Libeskind.
Daniel Libeskind, nasceu em 12 de Maio de 1946 em Lódź, Polónia, filho de sobreviventes do Holocausto, é um arquiteto que se naturalizou americano em 1965. Daniel e sua companheira Nina Libeskind criaram o Studio Daniel Libeskind em Berlim, Alemanha, em 1989, depois de vencer o concurso para a construção do Museu Judaico de Berlim. O Estúdio Libeskind está envolvido na concepção e realização de um conjunto diversificado de projetos urbanos, culturais e comerciais ao redor do globo. O estúdio de arquitetura emerge a partir da ideia de que um edifício deve ser expressiva e refletem a vida contemporânea. A inovação está no cerne do seu processo de design. Eles acreditam que o design arrojado deve ser realizado com a tecnologia sustentável e firmemente que a arte da arquitetura reside na criação de um impacto máximo dentro das limitações de orçamentos e funcionalidade.
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