O Barroco na Europa
Por: Millenygama • 6/3/2019 • Dissertação • 565 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Um destaque importante do Barroco na França foi a confecção de móveis, tão característico que se popularizou no mundo como estilo Luís XIV. Com muitos contrastes e com cores fortes, agregavam a ambientes luxuosos e grande riqueza de detalhes. O dourado ajudava na emoção e dramaticidade, além da grande quantidade de ornamentos.O barroco italiano foi um estilo artístico e arquitetônico que surgiu em meados do século XVII, em meio a crise religiosa e Contra-Reforma. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão, emocional predominava sobre o racional, arquitetura entrelaçada a escultura, sensação de profundidade e movimento, realismo e drama.
Na arquitetura é onde melhor identifica este estilo. Possuía uma arquitetura dinâmica, distante de idéias clássicos, mas não renegava formas clássicas, que servia para transformar-los em uma maneira fantasiosa e subjetiva. Amava o movimento, a curvatura em suas fachadas, o que tornou-se uma das características da arquitetura do Barroco junto do uso da luz. Insistiam nos efeitos decorativos, que resultou também na preocupação paisagística.
Os principais arquitetos italianos foram: Francesco Barromini, Gian Lorenzo Bernini e Pietro de Cortona.
As pinturas possuem características, como: composição em diagonal e assimétrica, intensificação da sensação de profundidade com um contraste acentuado de claro-escuro, decoração em "trompe l'oeil" e dramática.
Os principais pintores italianos foram: Caravaggio, Andrea Pozzo e Artemísia Gentileschi.
Os escultores barrocos se preocupavam em não se fundirem nas outras artes. As esculturas são concebidas com a combinação de movimentos, soltos e vivos, das figuras. As principais características são o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado e os gestos e rostos dos personagens revelavam emoções violentas. Principal escultor foi Bernini.Caravaggio (1571-1610) foi o pinto mais original do século XVII, injetou na pintura italiana a vida nova pós a artifilidade do Maneirismo. Pintou corpos em estilo absolutamente "barra pesada" e secularizou a arte religiosa. Embora se especializasse em grandes pinturas religiosas, defendia a "pintura direta" da natureza. Também usava a perspectiva de modo a trazer o espectador para dentro da ação.Andrea Pozzo (1642-1709) realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas de igrejas continuam no teto, e que se abrem para o céu. Adotou a composição centrífuga que consiste na aglomeração das figuras nos lados da pintura.Afetação e irregularidade
O maneirismo foi um movimento artístico que se iniciou na Itália no século XVI, desenvolvendo as áreas da pintura, escultura e arquitetura. Durante muito tempo alguns historiadores o definiam como fase decadente do Renascimento e a fase inicial do barroco, ou seja, a transição entre esses dois estilos. Porém, atualmente é identificado como um estilo artístico original, embora apresente semelhanças com o Renascimento.
Maneirismo e Barroco rejeitaram a simetria rigorosa da arte renascentista, o equilíbrio expressivo e a exatidão anatômica, e possuem a assimetria como característica em comum. O barroco é profundamente sensorial e naturalista,
...