O CENTRO CULTURAL
Por: Shymenne de Lima Romeira • 21/11/2018 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Arquitetura escolar acústica
A arquitetura vem cada vez mais sendo motivo de pesquisa e reflexões entre os arquitetos e profissionais da área. Um local onde se mantem uma finalidade tão importante não pode ser deixado de lado e deve estar cada vez mais em foco.
Um dos principais aspectos discutidos e pesquisados nesta área é o conforto acústico dos prédios escolares. Se pensarmos de uma forma genérica, há soluções comuns para as áreas livres como os pátios e áreas administrativas. Mas é nas salas de aula que estão o maior desafio e requer uma maior responsabilidade.
O ensino hoje em dia, é uma atividade palestrante na maior parte das vezes, ou seja, o conforto acústico tem que ser eficiente para que o ensino não seja prejudicado.
Podemos citar como principais problemas acústicos em uma sala de aula:
- Ruído externo e interno
- Mascaramento sonoro
- Reverberação ou ecos
O mascaramento sonoro é quando um ou mais sons com maior intensidade sonora se sobrepõe ao outro. No sentido de uma sala de aula, é quando o som da voz do professor é prejudicado por outros sons da sala, como o som dos alunos conversando. Temos varias soluções possíveis para este problema hoje em dia. Em salas de aulas maiores, por exemplo, é muito usado microfones e caixas de som, isso porque desta maneira nenhum som possui maior intensidade do que a do professor que utiliza os aparelhos. Porem em salas de aulas menores este tipo de solução não é a mais recomendável. Em ambientes menores como salas de aulas comuns o mais recomendável é a utilização de materiais com tratamento acústico.
[pic 1]
Equipamento de alto-falantes e microfone.
Outro problema freqüente nas salas de aula são os ruídos, que são sons indesejáveis, e podem ser tanto externo quanto interno.Pois quando falamos em ruídos em relação as salas de aula, devemos tomar cuidado tanto no ruído que vem de fora e atrapalha as aulas e devemos tomar cuidado o quanto o som vindo de uma sala de aula pode se tornar um ruído para outras salas de aulas próximas.Para podermos resolver estes problemas, é indicado o uso de componentes isolantes como drywall, esquadrias acústicas, portas reforçados, pisos flutuantes e dispositivos de vedação que fazem com que o ruído externo não “entre” na sala e o ruído interno não “Saia” dela.
[pic 2]
Drywall como componente acústico.
[pic 3]
Esquadrias com tratamento acústico.
[pic 4] [pic 5]
Portas reforçadas, de materiais absorventes e desenhadas para a total vedação e isolamento acústico.
[pic 6]
Pisos flutuantes tem caracteristicas absorventes tanto pelo ruidos aéreos quanto, principalmente, ruídos de impacto.
[pic 7]
Fitas de vedação utilizadas em janelas e portas.
Já a reverberação e o eco vêm de problemas decorrentes da reflexão sonora. A reverberação é quando o intervalo de tempo não é suficiente para se distinguir o som refletido do original. O eco é quando o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original. Estes problemas estão relacionado as dimensões dos ambiente e os materiais presentes neles.Para este problemas o foco deve ser no calculo acústico que calcula a dimensão dos ambientes pelo coeficiente de absorção dos materiais usados nestes ambientes. Tambem é usado materiais de acabamentos nas superfícies destes ambientes
...