O CENTRO DE APOIO E ACOLHIMENTO A VITIMAS DE VIOLENCIA DOMESTIVA
Por: CARLIANE2 • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 14.411 Palavras (58 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL
ARQUITETURA E URBANISMO
CARLIANE TEIXEIRA MARTINS FERREIRA
PRÉ-PROJETO
Centro de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica
[pic 4]
Marabá
2020
CARLIANE TEIXEIRA MARTINS FERREIRA
PRÉ-PROJETO
Centro de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, acomo requisito parcial para a obtenção do título de bacharel.
Orientador: Tutora Brenda Santini Cianca
Marabá
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Erro! Indicador não definido.
2 OBJETIVOS..............................................................................................................3
2.1 GERAL ..................................................................................................................3
2.2 ESPECÍFICO .........................................................................................................3
3 REFERENCIAIS TEÓRICOS 44
4 METODOLOGIA Erro! Indicador não definido.
4.1 HISTÓRICO E DEFINIÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.........................7
4.2 ASPECTOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ........................................................11
4.3 FEMINICÍDIO ......................................................................................................13
4.4 VIOLÊNCIA EMOCIONAL ..................................................................................15
4.5 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA .............20
4.6 REDE DE ATENDIMENTO À MULHER ..............................................................25
4.7 ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO À MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ...............................................................................................................28
4.8 ANÁLISE DE CORRELATOS .............................................................................31
4.8.1 CASA DA MULHER BRASILEIRA .................................................................31
4.8.2 CASA ALBERGUE KWIECO .........................................................................36
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Erro! Indicador não definido.41
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4242
- INTRODUÇÃO
De acordo com Martins (2016) o Município de Marabá é considerado de meio porte, se configurando como o quarto mais populoso do Estado do Pará, estando situado na confluência de dois rios, Tocantins e Itacaíunas. Além disso, também aponta que até o ano de 2010, este município contava com 233.669 habitantes, sendo que a sua formação histórica remonta ao ano de 1913.
Conforme Martins (2016), o desenvolvimento urbano descontrolado fez com que vários bairros fossem surgindo a partir da ocupação de áreas afastadas do centro de Marabá, o que também se deve ao valor do terreno nestas regiões mais centrais. Portanto, tem como um dos objetivos de seu estudo, fazer um cruzamento de informações entre o espaço geográfico de Marabá e os locais de incidentes envolvendo homicídios, entre 2014 e 2016.
Foram constatados pelo FBSP aumento de 22,2% dos casos de feminicídio no Brasil entre os meses de março e abril deste ano, e segundo dados divulgados pelo MDH o número de denuncias pelo 180(Central de Atendimento à Mulher) apontou aumento de 9% no número de denúncias.
A Recomendação Geral nº 19 do Comitê CEDAW qualifica a violência baseada no gênero como:
[...] a violência dirigida contra a mulher porque é mulher ou que lhe afeta de forma desproporcional [...] atos que infligem danos ou sofrimentos de índole física, mental ou sexual, ameaças de cometer esses atos, coação e outras formas de privação da liberdade (TRAMONTANA, 2013, p. 471-472).
Embora tenhamos leis de amparo à essas mulheres que sofrem esse tipo de violência os números só aumentam e não é suficiente para uma tratativa mais adequada a cerca da situação em que vivem, muitas residem com seus parceiros e não podem retornar a seus lares pois sofrem ameaças, outras não tem empregos, em paralelo a essa condição encontra-se inserido nesse contexto a sua progenitura que também sofrem com os maus tratos ocasionado pela outra parte.
Estudos tem comprovado que essas vítimas tornam-se reféns de uma série de abusos, não apenas em seus corpos, mas em suas mentes, emocionalmente abaladas não conseguem a desmistificação de que seus corpos pertencem somente á elas mesmas. Nesse momento há uma necessidade extrema de apoio e intervenção para que essa vítima seja protegida.
Para tal, há centros de referencia no acolhimento e apoio a essas mulheres, onde são atendidas e lhes é prestado o devido auxilio em suas necessidades que tornam-se as mais básicas como um teto temporário, ambulatorial, psicologico. Esses centros devolvem a essas pessoas a capacidade de interação e reinserção à sociedade, uma vez que após sofrerem carregam traumas capazem de paralisar a vítima.
Esse projeto mostra-se viável e necessário uma vez que não temos referencia de atendimento completo na cidade e nem nas proximidades, muito mais do que entender as causas raízes é buscar atender essas mulheres, esse propósito vem da necessidade de acolher essa vitima de forma integral conforme sua necessidade e inseri-la em um contexto de acolhimento e oportunidades.
...