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O CONFORTO AMBIENTAL

Por:   •  29/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

RAFAELY MOURA SANTOS

CONFORTO AMBIENTAL

ACÚSTICA / PROJETO DE AUDITÓRIO

GOIÂNIA

2019

 RAFAELY MOURA SANTOS[pic 2]

CONFORTO AMBIENTAL

ACÚSTICA / PROJETO DE AUDITÓRIO

 

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Arquitetura e Urbanismo apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Prof.ª Francisca Julia França Ferreira de Melo

Aluna: Rafaely Moura Santos

R.A.: B66FBD-9

GOIÂNIA

2019[pic 3][pic 4]

  1. ÓPERA DE VALÊNCIA

  1.  Sobre o projeto

A Ópera de Valência é uma importante instalação na cidade de Valência, na Espanha. Foi finalizado em 2006, pelo arquiteto Santiago Calatrava. Possui área total de 37 mil m².

Possui um auditório com capacidade para 1706 pessoas, adequado para audições de balé, concertos e ópera; possui uma sala de música com 380 lugares para apresentações de teatro ou conferências, e um segundo auditório com capacidade para 1520 pessoas, equipado com projeção de vídeo. Há ainda um auditório externo com capacidade para 400 pessoas.

Imagem 01: Fachada da Ópera de Valência

[pic 5]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

Sua forma é composta por uma séria de volumes aleatórios, unificados através de duas coberturas simétricas, que por fim se unem em uma estrutura de aço curvilínea.

As áreas são conectadas por varandas, escadas e elevadores externos, todos com vistas para a cidade e jardins.

  1. Relação entre interior e exterior

Na imagem abaixo podemos ver em rosa o contorno da área interna da Ópera Valência, podemos observar que a parte interna não obedece a um formato rígido, mas prioriza o uso de linhas retas.

Em azul vemos a cobertura externa, ela é arredondada, e cobre totalmente o formato interno, garantindo um formato de concha ao edifício.

Imagem 02: Relação entre interior e exterior

[pic 6]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

  1. Trajetória do som

Na imagem abaixo vemos a localização dos três auditórios mencionados acima: o primeiro (externo) em rosa, o segundo (interno) em verde e o terceiro (também interno) em azul.

Imagem 02: Relação entre interior e exterior

[pic 7]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

Imagem 03: Trajetória do som do primeiro auditório

[pic 8]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

Imagem 04: Trajetória do som do segundo auditório

[pic 9]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

Imagem 05: Trajetória do som do segundo auditório

[pic 10]

Fonte: Página da internet. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/913778/palau-de-les-arts-reina-sofia-santiago-calatrava. Acessado em: 25/05/2019.

Observamos que nos três auditórios, o som destinado á partir do palco, chega até mesmo nas últimas fileiras, porém em menor proporção. Por isso, foram instalados equipamentos acústicos que facilitam na propagação do som.

  1. Materiais acústicos utilizados

Na imagem abaixo podemos ver uma sequencia de cores desenhadas em um corte, a partir de onde mostrarei os materiais utilizados.

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