O CONSERVATÓRIO DE ARTES DE PITANGUI
Por: Dayse Alves • 30/9/2018 • Monografia • 4.728 Palavras (19 Páginas) • 181 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO
ARQUITETURA E URBANISMO
DAYSE FRANÇA ALVES
CONSERVATÓRIO DE ARTES DE PITANGUI
BOM DESPACHO
2018
DAYSE FRANÇA AVES
CONSERVATÓRIO DE ARTES DE PITANGUI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA de Bom Despacho, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Orientadora[a][b]:
BOM DESPACHO
2018
Dayse França Alves
CONSERVATÓRIO DE ARTES DE PITANGUI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA de Bom Despacho, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Aprovado_____/______/______
_______________________________________________________
[c]Centro Universitário UNA de Bom Despacho
_______________________________________________________
[d]Centro Universitário UNA de Bom Despacho
_______________________________________________________
[e]Centro Universitário UNA de Bom Despacho
Meus singelos agradecimentos a minha mãe Maria Helena que sempre me apoiou e incentivou durante toda essa caminhada.
Agradecimentos
“Sou Apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder, estou seguro que sou imperfeito podem me chamar de louco, podem zombar das minhas ideias. Não importa! O que importa é que sou um caminhante que vende sonhos para os passantes … não tenho nada mas tenho tudo, sou apenas um caminhante a procura de mim mesmo” O Vendedor de Sonhos.
Agradeço primeiramente a minha família em especial a minha mãe Maria Helena pelos esforços e sacrifícios, pelo apoio constante e por me ajudar em meus compromissos com meus estudos.
Aos meus amigos que estiveram ao meu lado desde o início da jornada que me ajudaram a vencer as dificuldades, a nunca recuar diante de um desafio, e na agregação de conhecimento, em especial agradeço a Edson, Hugo, Hitalo, Richardson, Taynara e Vinícius, pelo companheirismo e apoio nos momentos difíceis.
Aos meus professores por nos ensinarem aquilo que vai além de um diploma o amor pela profissão de arquiteto e urbanista, em especial ao meu orientador pela[f] competente orientação, incentivo, dedicação, a todos que contribuíram para a conclusão dessa etapa agradeço pelo exemplo profissional e pessoal, por compartilharem comigo, seu conhecimento e experiência, por toda a paciência em meus momentos de dúvida pela amizade e carinho, e por sempre acreditarem em nós.
Meus agradecimentos especiais a minha amiga Tais Alves de Campos futura companheira de profissão por todo aprendizado e crescimento pessoal que trocamos e principalmente por sua ajuda na conclusão deste trabalho, gostaria ainda de expressar a minha imensa gratidão a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho que direta ou indiretamente me acompanharam em cada etapa do curso e me mostraram que o caminho certo nem sempre e o mais fácil.
Por fim e mais importante gostaria de agradecer a Deus pelo dom da vida e por toda a persistência e coragem para chegar ao fim de mais uma etapa.
“Quando você quer alguma coisa todo o universo conspira para que você realize seu desejo”
O Alquimista.
Resumo[g]
O presente trabalho trata-se da elaboração do estudo preliminar de um projeto arquitetônico. A realização do mesmo cumpre uma exigência para o processo de conclusão do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Una Bom Despacho. Será desenvolvido um Conservatório de Artes na Cidade de Pitangui-MG, com o objetivo principal de criar um espaço para apoio cultural e assistencial, de jovens ociosos em risco social e a merce de influências criminosas, para melhorar seu desenvolvimento cultural, social e pessoal. Sua justificativa baseia-se no fato do aumento da criminalidade na cidade e principalmente do crescimento acelerado de menores na participação e ate mesmo na execução de crimes hediondos em toda a região. Devido a exposição a situações de vulnerabilidade social as consequências negativas no desenvolvimento desses jovens, abrem o caminho para que sejam recrutados para o mundo da criminalidade. Devido a isso, a proposta apresenta uma estrutura arquitetônica voltada ao publico de 10 a 19 anos, que necessitam de programas de extensão escolar atrativos e gratuitos devido à dificuldade de atrair sua atenção e ao nível social em que se encontram, trata se de um programa que visa entender a necessidade individual de cada aluno, acompanhar e desenvolver oportunidades de qualificação profissional e social, e no decorrer do desenvolvimento do programa encontrar as soluções necessárias para ajudar na realização de um trabalho eficiente e que realmente gere resultados positivos..
Palavras -chave: Conservatório de Artes. Aumento da violência. Menores infratores. Arte na educação,
Lista de Ilustrações
Figura 1-Gráfico da criminalidade em Pitangui………………….……………………..24
Figura 2-Mapa de violência…………...……..…………………...……………………….31
Figura 3-representação gráfica do percentual de jovens de 15 a 29 que não trabalham nem estudam………………………………………………………………..….33
Figura 4-ilustração das diferenças entre uma sala de aula e uma sala de música....36
Figura 5-Representação de iluminação zenital………………………………..………..38
...