O Conforto Ambiental
Por: Ana Cirino • 24/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 1.324 Visualizações
Página 1 de 5
- O ser humano tem melhores condições de vida e saúde quando o organismo funciona sem ser submetido à fadiga ou estresse, inclusive térmico. Explique o que é o Conforto Térmico, do ponto de vista humano?
- É o bem estar, físico, do ser humano no ambiente em que está...
- Como funciona o mecanismo de termorregulação do corpo humano? Quais os mecanismos fisiológicos e comportamentais de regulação térmica?
- A termorregulação do corpo é a troca de calor do corpo humano com o ambiente em que ele se encontra, e interfere diretamente no conforto térmico, quanto maior o trabalho do organismo para manter a temperatura interna do corpo, maior o desconforto, mecanismos fisiológicos: suor, variações de fluxo sanguíneo que percorre a pele, batidas cardíacas, dilatação dos vasos, contração dos músculos e arrepio. E comportamental: sono, prostração, redução da capacidade de trabalho.
- De quais fatores (elementos climáticos, exigências humanas, etc.) depende o conforto térmico?
- Elementos climáticos: temperatura, radiação, umidade e movimento do ar; exigências humanas: atividade desenvolvida, vestimenta e variáveis do ambiente; existem ainda outros fatores: sexo, idade, biótipo e hábitos alimentares.
- O sol incide sobre o edifício representando ganho de calor, que ocorre em função da intensidade da radiação incidente e das características térmicas das superfícies do edifício. Os elementos da edificação são classificados como opacos ou transparentes/translúcidos. Complete as figuras abaixo mostrando como ocorre a troca de calor através de elementos opacos e translúcidos.
Elementos opacos [pic 1] | Elementos translúcidos [pic 2] |
A Fluxo de radiação solar absorvida e dissipada para o exterior B Radiação Solar Refletida C Fluxo de radiação solar absorvida e dissipada para o interior | D Fluxo de radiação solar absorvida e dissipada para o exterior E Radiação Solar Refletida F Fluxo de radiação solar absorvida e dissipada para o interior G parcela de radiação solar transmitida |
- Baseando-se nas trocas térmicas que ocorrem através dos elementos acima, explique qual deles, opaco ou transparente, propicia maior ganho e acúmulo de calor. Por quê?
- O transparente, pois absorve maior quantidade de calor e a reflete pouca.
- O que é inércia térmica e qual sua importância para a promoção do conforto térmico nas edificações?
- É função da densidade, da condutibilidade e da capacidade calorífica da parede. (calor especifico) e estão associados 2 fenômenos importantes para o comportamento térmico do edifício: Amortecimento e atraso da onda de calor – aquecimento ou resfriamento dos materiais. Depende das características térmicas da envolvente e dos componentes construtivos internos.
- O que é Radiação Solar?
- É a energia transmitida pelo sol sob a forma de ondas eletromagnéticas, direta ou difusa - interferências em seu trajeto até a superfície da terra.
- Por que é tão importante estudar a relação entre insolação e a arquitetura? Em climas quentes qual a estratégia deve ser usada referente à insolação? E em climas Frios?
- Porque interfere diretamente no conforto de quem utiliza o ambiente, para climas muito quentes precisa evitar radiação solar direta nas construções e que penetre excessivamente nos ambientes – ganhos excessivo de calor e em climas frios o ideal é promover o ganho de calor através da incidência de radiação solar nas construções, resultando também em maior armazenamento de calor.
- Explique os movimentos de Rotação e Translação da Terra? Qual deles é responsável pela existência das estações do ano?
- O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo). Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.
- Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse. Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado "ano". O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto. As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício
- Quais datas marcantes são usadas para o estudo da insolação? Explique cada uma delas.
- Solstícios - 2 dias típicos:
- 21/06, às 12h, o Sol perpendicular ao Trópico de Câncer.
- 22/12, às 12h, o Sol perpendicular ao Trópico de capricórnio.
- Verão - dia mais longo do ano.
- Inverno - mais curto do ano.
- Equinócio :
- 23/09 e 22/03 – passagem do sol pelo equador – duração do dia igual à da noite em qualquer ponto da Terra.
- O que é azimute? Desenhe
- Azimute (A): ângulo que a projeção do sol faz com a direção norte.
[pic 3]
- O que é altura solar? Desenhe.
- Altura solar (H): ângulo que o sol faz com o plano horizontal; relação com a hora e a época do ano; Ao nascer do sol, sua altura é zero, aumentando esse valor até atingir o máximo (90°) ao meio dia, após esse horário decresce até zero, no pôr do sol.
[pic 4] [pic 5]
- Indique qual o azimute e a altura solar para sorocaba nas seguintes datas e horários:
[pic 6]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com