O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: brunoy791 • 11/6/2022 • Monografia • 2.720 Palavras (11 Páginas) • 135 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Bruno Youn
Liderança Responsável: Um estudo de caso sobre as percepções de estudantes universitários de Administração quanto à formação acadêmica para a liderança nas organizações no paradigma da sustentabilidade
Florianópolis - SC
2022
Bruno Youn
Liderança Responsável: Um estudo de caso sobre as percepções de estudantes universitários de Administração quanto à formação acadêmica para a liderança nas organizações no paradigma da sustentabilidade
Trabalho de conclusão para o curso de Graduação em Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Paulo Otolini Garrido
Florianópolis - SC
2022
RESUMO
O presente estudo possui o objetivo de investigar quais são as percepções dos estudantes do curso de Administração da UFSC em relação à importância de uma formação acadêmica marcada por elementos e diretrizes que remetem à prática de uma liderança responsável, com foco na ética e sustentabilidade nas organizações. Como forma de fomentar o desenvolvimento deste tipo de gestão, também são estudados os elementos que compõem os Princípios para Educação Responsável das Nações Unidas, ou PRME (Principles for Responsible Management Education). Para isso, realizou-se uma pesquisa de cunho quantitativo com X estudantes universitários do curso e a análise da coleta de dados do questionário se deu por meio da utilização da escala Likert. Através do estudo, tornou-se possível trazer importantes reflexões no que se tange ao estabelecimento de uma conexão entre as percepções dos estudantes e uma formação acadêmica caracterizada por práticas de liderança responsável conforme os princípios analisados.
Palavras-chave: Liderança Responsável. Formação Acadêmica. Estudantes. Ética. Sustentabilidade. Princípios para Educação Sustentável. PRME
ABSTRACT
The current study has the purpose of investigating how students of the Administration course in UFSC perceive the importance of an academic education consisted by elements and guidelines that contribute to acts of responsible leadership, with focus on ethics and sustainability in the organizations. As a way of fomenting the development of this type of management, elements that compose the Principles for Responsible Management Education (PRME) are also studied here. For this purpose, a research with a quantitative approach was done involving X university’s students of the course and the data collection of the questionnaire was carried out using a Likert scale. Through the study, it became possible to bring important reflections regarding the establishment of a connection between the students’ perceptions and an academic education consisted by acts of responsible leadership according to the analyzed principles.
Keywords: Responsible Leadership. Academic Education. Students. Ethics. Sustainability. Principles for Responsible Management Education. PRME
*OBS >> Para etapas finais do trabalho: Incluir Ficha de identificação da obra elaborada pelo autor (BU); Sumário; Agradecimentos; Lista de figuras/gráficos; Lista de abreviaturas/Siglas; Resultados; Considerações Finais
1 INTRODUÇÃO
A forma como pensamos, agimos e vivemos no momento atual possui forte impacto nas mudanças que desejamos observar no mundo, sendo que isto está bastante atrelado à maneira como somos educados. Logo, quando não existem novas perspectivas e ideias sobre a realidade na qual estamos inseridos, a tendência é que os mesmos erros e problemas continuem a se perpetuar sem soluções eficazes, muitas vezes por já estarmos acomodados a um certo estilo de pensar e de agir.
Nesse contexto de constantes renovações, temos a educação como uma das mais importantes ferramentas para gerar mudanças necessárias no mundo com foco em valores sustentáveis, de modo a instigar nos futuros líderes e gestores um senso de responsabilidade social, visão de mundo mais global e de que são verdadeiros agentes da transformação na contribuição de um futuro melhor para as próximas gerações.
A inserção de uma visão mais globalizada nos projetos pedagógicos, aliada a princípios de sustentabilidade, ética e responsabilidade social nas organizações e, consequentemente, em todas as nações, é justamente um dos desafios da educação superior para reagir à sociedade contemporânea e suas complexidades, segundo a UNESCO (2007), que planejou uma cartilha contendo seis Princípios para a Educação Responsável em Gestão (PRME). Eles compõem uma plataforma voluntária e coletiva de instituições de ensino superior (IES), as quais adotam valores universais pautados nos pilares da sustentabilidade, ética e responsabilidade social em seus programas de ensino e atividades, de maneira a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Os principais atributos (core business) de uma universidade são a educação, pesquisa e engajamento social (BAKER-SHELLEY; VAN ZEIJL-ROZEMA; MARTENS, 2017), sendo que as IES estarão agindo de forma alinhada ao seu core business justamente através da utilização do Princípios do PRME como base. Por sua vez, o desenvolvimento de lideranças responsáveis advindo da educação nas IES contribui para manter a lucratividade das organizações, a valorização do capital humano e a sustentabilidade do planeta em equilíbrio, garantindo que a empresa gere o capital social necessário para enfrentamento de crises, segundo Gayle & Bergsteiner (2011).
O estudo da liderança em si e de suas competências no paradigma da sustentabilidade também é de suma importância na medida em que se torna possível compreender melhor as dinâmicas sociais e as realizações coletivas, tendo em vista não apenas a criação e maximização de valor nas empresas como também a construção do indivíduo ético, que atua sobre a realidade social, transformando-a sem comprometer as necessidades das próximas gerações no processo.
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a percepção de estudantes de Administração quanto à formação acadêmica para a liderança responsável nas organizações no paradigma da sustentabilidade.
...