O Diagnóstico Econômico Da Cidade de Piraquara
Por: loanamartinss • 22/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 161 Visualizações
Diagnóstico Econômico Da Cidade de Piraquara - PR
Em data imprecisa no século XVIII, o local onde futuramente seria constituído o município de Piraquara, como parte de uma área maior, foi negociado com o objetivo de que viesse a servir para a exploração aurífera.
Com a abertura da estação de trem, em 1885, surgiu em seu entorno o povoado contando com as serrarias e os engenhos de mate que ali se instalaram. As araucárias, abundantes na região, foram durante muito tempo o principal motivador econômico.
Em 1999 objetivando propiciar novas alternativas de trabalho aos piraquarenses, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, firmaram parceria para a implantação no município, de indústrias não poluentes. A partir desta iniciativa, instalaram-se em Piraquara três empresas: a Koyo Steering, Plastauto e BS Colway;
Contudo, na atualidade, o município possui um dos mais baixos IDHs da Grande Curitiba e caracterizando se como cidade dormitório. Por situar-se na área de proteção ambiental da Bacia do Rio Iraí, as atividades industriais da cidade possuem inúmeras restrições legais e ambientais, o que acaba limitando o desenvolvimento econômico do município.
Nos últimos anos a cidade tem investido no turismo como uma forma de trazer recursos financeiros, apostando em programações de aventura e no agroturismo, além de fazer parte da Rota do Pinhão.
.
[pic 1]
[pic 2]
Antigo Armazem de Carga - imagens: Acervo Camara de Piraquara [pic 3]
Remada na Barragem Piraquara II - Imagem: Acervo Piraquara Turismo
Trabalho e Rendimento da População
Em 2016, o salário médio mensal era de 2.3 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 9.0%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 47 de 399 e 390 de 399, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 837 de 5570 e 3501 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 34.1% da população nessas condições, o que o colocava na posição 165 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 3748 de 5570 dentre as cidades do Brasil.
[pic 4][pic 5]
Diagnóstico Econômico Da Cidade de Curitiba - PR
No século XVII, a principal atividade econômica da cidade era a mineração, assim como à agricultura de subsistência. No ciclo que perdurou pelos séculos XVIII e XIX, teve destaque a atividade tropeira, derivada da pecuária.
No final do século XIX, com o ciclo da erva-mate e da madeira em expansão, dois acontecimentos marcaram a cidade: a chegada em massa de imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, ligando o Litoral ao Primeiro Planalto paranaense.
No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas.
Hoje a cidade se destaca por ter a economia mais forte do sul do país, contando o trabalho de exportação das novecentas fábricas instaladas no bairro Cidade Industrial e das duas grandes indústrias automobilísticas que estão localizadas na Grande Curitiba, Renault e Volkswagen.
...