O Diagnóstico Santa Efigênia
Por: giovannahaubold • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
A rua Santa Ifigênia é um importante logradouro do bairro Santa Efigênia, no centro de São Paulo, próxima das importantes esquinas da Avenida Ipiranga e Avenida São João, e também da estação de metro Júlio Prestes. Em nossa visita, pudemos observar o entorno como a Avenida Rio Branco, onde as calçadas são mais confortáveis e espaçosas, possui alguns pontos de proteção contra as intempéries, porém é um local onde se encontra à presença de pessoas em situação de rua, há presença de usuários de drogas o que torna o ambiente inseguro, mas também há presença constante de pedestre pois possui um alto fluxo de automóveis além de possuir uma via principal com corredor para ônibus.
Na Rua Vitória o fluxo de pessoas e carros são maiores, há uma presença maior de comércios, e muitos carros estacionados, na Rua Santa Ifigênia o mesmo acontece, porem a concentração de comércios é maior, a presença de pedestres se intensifica nas calçadas da Santa Ifigênia devido a presença de ambulantes e vendedores de rua, contudo causando uma sensação de desconforto. Dentre os conflitos observados no local, um que se destaca é disputa por espaço nas calçadas, onde os pedestres correm risco andando entre os carros para evitar a caçada congestionada, gerando uma grande sensação de perigo, outro conflito é questão de alguns edifícios tombados estarem em um estado ruim de conservação, porém alguns edifícios , como o antigo Hotel Galeão foi totalmente restaurado de acordo com órgãos Compresp e Condephaat. Apesar da rua Sta. Ifigênia ser uma via pequena, o que mais atrapalha o seu fluxo com certeza é a grande quantidade de carros estacionados no local, pois estes locais possuem grande potencial para mobiliários urbanos de permanecia, o que tornaria o local bem mais agradável,
Na Rua Aurora o fluxo de pedestres e automóveis é menor, além de comércios, possui a base do Quinto DP da Policia Civil, o que torna o local mais seguro e confortável. Mesmo assim foi possível ver a grande presença de lixo em todo o perímetro, a falta de equipamentos urbanos, a iluminação precária, o que torna o local ainda mais perigoso a noite, pois a predominância de uso é comercial, depois do horário comercial todos os fluxos diminuem, o local se torna escuro, sujo e vazio com apenas algumas pessoas se encontram em situação de rua.
...