O ESPAÇO DA CRECHE: QUE LUGAR É ESTE?
Por: LINDINHAGIL • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 640 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO – ARU6BD
DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA III
PROFESSOR: RAUL JOSÉ DA COSTA
ALUNO: GILVANNIA VIEIRA DE OLIVEIRA
O ESPAÇO DA CRECHE: QUE LUGAR É ESTE?
AGOSTINHO, Kátia Adair – UFSC
Esta pesquisa tem por interesse o estudo de uma creche regular pública da cidade Florianópolis, que atende em período integral crianças de 0 á 6 anos de idade. Foi feito uma analise observando as crianças e o que elas faziam ali naquele lugar naquele espaço que elas ocupavam, foram então assim observados seus comportamentos.
De inicio foram realizadas algumas reuniões com o coletivo da instituição, sendo assim aceitas as propostas e ao analisar as creches cada diferente uma da outra com realidades diferentes. Foram feito levantamento de plantas baixas das creches com intuito de estudo do espaço. Foi realizada também entrevistas com os profissionais e familiares para saber quais eram suas ideias a cerca do espaço físico da instituição sendo o foco central as crianças.
De inicio foi escolhida uma creche de modelo padrão A para analise da pesquisa. A Creche Diamantina Bertolina da Conceição, no bairro Rio Tavares, uma creche da rede pública de Florianópolis. Durante a pesquisa foram tiradas fotos das crianças com intuito de focar nas perspectivas das mesmas, plantas baixas e de implantação, observações em diário de campo, entrevistas e fotografias foram os materiais coletados durante a pesquisa.
Através de algumas observações e fotografias pôde perceber que as crianças a todo o momento querem um lugar pra brincar sozinhas ou acompanhadas de outras crianças ou adultos.
Foram presenciadas situações em que as crianças se relacionavam com o espaço levando-a a imaginação daquele espaço em outro lugar ou outra coisa e ao faz-de-conta, ou seja, o mundo de imaginação que toda criança tem.
Veio então depois de tanto observar o comportamento das crianças o pensamento de planejar e projetar um lugar em que as crianças tenham o direito à brincadeira garantida a todo o momento, isso dando prioridade a brinquedos criativos e recicláveis tendo como objetivo resgatar as brincadeiras populares.
Uma das coisas que foram observadas dentro da creche é a alegria que as crianças tem de ir ao parque, ou seja, ali é um lugar onde as crianças encontram liberdade de brincar livremente. Neste espaço as crianças gostam e necessitam da presença e colaboração do adulto na criação de atividades e segurança da criança.
Durante a pesquisa foi observado também que a vida na creche é marcada pelo movimento: andar, correr, saltar, escorregar, escalar, etc... Veio então em mente a ideia de pensar em planejar um lugar em que se permita com que as crianças se movimentem livremente nos altos e baixos, planos e acidentados, etc.
A creche também foi pensada como um lugar de se encontrar onde se relacionam crianças, professores e familiares, onde todos tenham direito, espaço e tempo de se encontrar criando-se também um ambiente aonde a criança iria se sentir em casa.
Foi observado que a creche necessita de um lugar de um espaço em que a criança possa considerar seu, ou seja, um lugar que ela poderá ter ali o seu momento sozinha longe de barulho ou movimentos resguardando sua individualidade, tendo sua privacidade.
Considerações Finais
...