O Marcel Breuer
Por: Gabriele Castro • 15/12/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 605 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Marcel Breuer: Marcel Breuer:
Fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design. O seu trabalho destacou-se particularmente no design de mobiliário, sendo muitas peças e objetos da sua autoria ainda produzidos e comercializados nos nossos dias. A sua obra teve um importante contributo e revolucionou o mercado de mobiliário.
Nasceu em 21 de maio de 1902, em Pecs, na Hungria. Em 1920 Começa e estudar arte na Academia de Belas Artes de Viena. Cinco semanas depois do início abandona a escola e dirige-se à Bauhaus recém fundada em Weimar.
Formou-se em 1924 e passou a lecionar na escola até 1928 quando esta já estava instalada em Dessau. Iniciou a sua atividade profissional na cidade de Berlim, mas, perseguido pela política hitleriana, foi obrigado a refugiar-se na Inglaterra. Desta primeira fase da sua carreira, foi responsável pelo o design de móveis, principalmente, as cadeiras de estrutura metálica, das quais foi inventor.
Sua relação com a instituição era bastante estreita, o que acabou dando-lhe o cargo de diretor da instituição após a saída de Mies van der Rohe. Enquanto docente da Bauhaus, realizou uma série de experimentações no design de mobiliário. Projetou e executou os primeiros protótipos da cadeira Wassily.
Em 1936 constrói suas primeiras estruturas totalmente em cimento armado. Aparecendo alguns elementos importantes da sua obra futura, como os elementos pré-fabricados.
No ano seguinte foi para os Estados Unidos, e trabalhou com seu ex-professor Mies van der Rohe, projetando arranha-céus.
No mesmo ano, aceitou ensinar Desenho em Harvard onde lecionou até 1946. A sua trajetória como professor coincide com a busca por soluções simples e por uma estética da tecnologia. Fascina-se com os métodos americanos de construir, incorporando estruturas de madeira à sua obra. No seu trabalho com os estudantes desenvolvem tanto pequenos detalhes técnicos como amplos projetos de carácter urbano.
Muda-se para Nova Iorque para dedicar-se à construção e à planificação. Nesse período gostava de comparar sua oficina com uma “escola de graduados”, por ela constantemente passavam profissionais de várias nacionalidades.
Em 1950 dirigiu-se para grandes projetos de edifícios públicos e de aglomerações urbanas nos Estados Unidos.
Ignorando a especialização, a sua obra inclui escolas, edifícios para escritórios, hotéis, edifícios habitacionais, igrejas, monumentos, áreas de lazer, teatros e museus. Desenvolve a aplica o conceito de produção industrial de grandes elementos construtivos.
Breuer, era considerado por alguns um dos "últimos verdadeiros arquitetos funcionalistas". Em 1981 Faleceu em Nova Iorque.
[pic 1]
[pic 2]
Bauhaus
ACHEI UM LIVRO DELE COM TODAS AS COISAS, OLHEEEM
https://issuu.com/marcelacordeirocarneiro/docs/marcel_breuer___monografia_th3_2018
https://www.archdaily.com.br/br/797016/classicos-da-arquitetura-parador-ariston-marcel-breuer gurias, peguem mais imagens do site pra colocar na prancha.
Parador Ariston / Marcel Breuer
Localizado no bairro La Serena, em Mar del Plata, Argentina, o conhecido edifício do Restaurante Ariston, atualmente abandonado, foi projetado pelo arquiteto húngaro Marcel Breuer (grande difusor do Movimento Moderno) e construído em 1948. Este projeto, originalmente destinado a receber reuniões sociais, bailes e coquetéis, destaca-se por seu volume elevado e com uma forma curva inspirada no trevo que permite o máximo de envidraçamento.
...