TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo Centro Cultural do Sertão

Por:   •  11/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

ARQUITETURA E URBANISMO

WENDELL MAGALHÃES

CENTRO CULTURAL DO SERTÃO

SALVADOR

2017

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        APRESENTAÇÃO        3

1.1.1        APRESENTAÇÃO DA CIDADE        3

1.1.2        DADOS GERAIS        3

1.1.3        HISTÓRIA DA CIDADE        3

1.1.3.1        IRECÊ – ECONOMIA, CULTURA E LAZER        3

1.1.3.2        IRECÊ E SEU ESPAÇO URBANO        4

1.2.        PROBLEMÁTICA        4

1.3.        APRESENTAÇÃO DO TEMA        4

1.3.1.        JUSTIFICATIVA DE PROJETO (MOTIVAÇÕES)        4

1.4.        METODOLOGIA        4

1.5.        OBJETIVOS        4

1.5.1.        OBJETIVO GERAL        4

1.5.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

1.6.        CONCEITO (CONTINUAR NO MESMO CAPÍTULO OU CRIAR UM ESPECÍFICO PARA PROPOSTA ARQUITETÔNICA?)        5

1.7.        PARTIDO        5

2        ESTUDOS DE CASO (CAPÍTULO SEPARADO OU CONTINUAR NO MESMO)        5

2.1        ESTUDOS DIRETOS        5

2.1.1.        INSTITUIÇÃO 1        5

2.1.2.        INSTITUIÇÃO 2        5

2.1.3.        INSTITUIÇÃO 3        5

3        IDEIAS GUIAS (COMO DESTRINCHAR/TEXTO ÚNICO?)        5

REFERÊNCIAS        6

  1. Introdução

  1. APRESENTAÇÃO

  1. MOTIVAÇÕES

A valorização da memória de uma cidade, por menor que seja seu tempo de fundação ou emancipação, contribui imensamente para a formação da identidade da sua população e, até mesmo, do seu espaço urbano. Sendo assim, a falta de preocupação e conservação da história acaba por coadjuvar, de maneira negativa, no processo de desenvolvimento e crescimento do espaço urbano.

Saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade. (SILVÉRIO, 2014)

Localizada na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, no interior do estado da Bahia, Irecê encontra-se a 478 km da capital Salvador. Estima-se que o município possua uma população com cerca 74.483 habitantes no ano de 2017 e uma área de 314 km², conforme dados mais recentes do IBGE.

Conhecida pela sua grande importância no cenário agrícola e agropecuário, durante as décadas de 1980 e 1990, Irecê passou a ser conhecida como “Capital do Feijão”, além de ter recebido o título de “Capital Mundial da Mamona¹”. Inserida numa microrregião que engloba 19 municípios, a cidade atua como principal polo econômico e prestador de serviços, principalmente voltado ao setor têxtil, de saúde e cultural.

Atualmente a cidade tem entrado no roteiro turístico baiano devido ao crescente investimento cultural desenvolvido tanto poder público, como também pelo setor privado. Ao longo da última década, o município passou a sediar importantes eventos de caráter regional, estadual e federal, como:

                           

Figura 1. Modelo de figura

Fonte: https://pt.slideshare.net/

  1. conceito

A inserção de um centro cultural na cidade de Irecê tem por objetivo entregar um novo espaço a população que atue, principalmente, como forma de integrar e valorizar a história e cultura da cidade e de toda microrregião. Por ser implantado no perímetro urbano, permite que as pessoas tenham fácil, além de oferecer um espaço de convivência e serviço amplos e modernos.

Considerando as necessidades e dificuldades de cada indivíduo, o projeto busca oferecer, integralmente, um acesso adequado a todos usuários. A localização onde o equipamento será inserido contribui

  1. partido

  1. estação da cultura presidente itamar franco

(Cidade) Belo Horizonte é uma das maiores e mais importantes cidades brasileiras. A capital do estado de Minas Gerais atua como um importante polo econômico e cultural, além de, frequentemente, ser considerada uma das metrópoles latino-americanas com melhor qualidade de vida (FALCI, 2012).  

(Bairro/Região) A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco está localizada no bairro do Barro Preto, na capital mineira. Com o projeto gerenciado pelo governo do estado de Minas Gerais, a instituição visa promover um espaço destinado à cultura. Implantada entre a Avenida do Contorno e próximo a importantes espaços públicos e privados da região central da cidade, como é o caso do Mercado Central, o edifício possui uma localização estratégica (Figura 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com