O Memorial Descritivo Modelo
Por: Daniel Dido • 27/12/2022 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1] | Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE AMÉLIA RODRIGUES Av. Justiniano Silva, 98 – Centro – CEP: 44230-000 – Tel: (75) 3242 -4621 CNPJ: 13.607.213/0001-28 – www.ameliarodrigues.ba.gov.br GABINETE DO PREFEITO |
CONSTRUÇÃO DE MURO DA ESCOLA DE 12 SALAS E PISO DA ENTRADA – SEDE
MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES - BAHIA
MEMORIAL DESCRITIVO
1. INTRODUÇÃO
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Esse caderno tem por objetivo orientar a Construção do Muro, localizada na Sede do Município de Amélia Rodrigues - Bahia. Observando-se soluções de melhoramento da funcionalidade do espaço e estabelecendo-se padrões construtivos, em que se deve procurar a racionalização da obra, utilizando materiais de fácil manutenção e longevidade.
A obra será executada obedecendo rigorosamente as especificações da planilha orçamentária; bem como as indicações, recomendações e/ou exigências constantes das normas técnicas da ABNT, das concessionárias locais e dos catálogos dos fabricantes. Os casos omissos quanto às especificações e acabamentos serão determinados pela equipe técnica da Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues - BA.
Poderão ser alteradas as especificações dos materiais no acabamento dos edifícios durante a execução da obra, quando as mesmas forem necessárias ao atendimento dos aspectos técnicos, ou como decorrência da qualidade, segurança ou mesmo falta no mercado por terem sido deixados de ser fabricados, ou quando houver fusão de empresas resultando em nova marca, ou não houver disponibilidade junto ao mercado no momento de aquisição dos mesmos, substituindo por outro de igual ou superior qualidade, com o devido conhecimento e anuência da equipe técnica da Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues - Bahia. Alguns elementos de projetos, se necessitarem de maior detalhamento para execução, poderão ser apresentados durante as obras. Todos os materiais aplicados, serão de reconhecida qualidade junto ao mercado de materiais de construção. Os padrões dos materiais de acabamento serão definidos por profissionais especializados, de maneira a se obter harmonia e bom gosto na caracterização final da unidade. A mudança de qualquer projeto, serviço ou material somente será admitida após autorização por escrito dos responsáveis técnicos dos projetos, juntando-se à mesma uma amostra para o devido exame e apresentando as razões determinantes do pedido.
2. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO
2.1.LOCALIZAÇÃO
Localiza-se na Sede do Município de Amélia Rodrigues-BA.
2.2.DESCRIÇÃO DA OBRA
O projeto consiste na construção de muro da Construção da escola de 12 salas e pavimento da entrada da escola
3. ESPECIFICAÇÕES
Alvenaria
As paredes externas e paredes internas nas áreas molhadas serão projetadas em blocos cerâmicos com furo horizontal e dimensões 19x19x25cm, assentados com argamassa traço 1:2:8 (cimento:cal:areia). Alternativamente, em função da cultura local e da disponibilidade de matéria-prima, o responsável pela execução da obra poderá utilizar argamassa industrializada ou contratar a elaboração de traço específico para a obra junto a laboratórios especializados, e apresentar à Fiscalização para aprovação.
Todas as juntas verticais e horizontais deverão ser argamassadas e ter espessura máxima de 2 cm.
Chapisco
Sobre todas as superfícies em alvenaria de bloco ou estrutura de concreto, internas ou de fachada, será aplicado chapisco manual de argamassa de cimento e areia traço 1:3 antes de receber o revestimento de argamassa especificado, formando uma camada uniforme com espessura de 3 a 5 mm. Umedecer o substrato para reduzir a perda de água da argamassa. O chapisco deverá receber cura úmida pelo período mínimo de 3 dias. Não será admitido o uso de chapisco rolado.
Massa única
Após o chapisco, as paredes internas e externas com acabamento em pintura, receberão revestimento em massa única, executado com argamassa traço 1:2:8 (cimento:cal:areia) preparada em betoneira na obra e aplicada manualmente, com acabamento desempenado liso. Adotar espessura de 25 mm para fachada e 20 mm para áreas internas. Alternativamente, em função da cultura local e da disponibilidade de matéria-prima, o responsável pela execução da obra poderá utilizar argamassa industrializada ou contratar a elaboração de traço específico para a obra junto a laboratórios especializados, e apresentar à Fiscalização para aprovação.
INFRAESTRUTURA
A fundação será de acordo com a situação do solo e da sua estrutura como um todo.
Inicialmente torna-se importante estabelecer que, caso seja constatada no terreno da construção existência de antigos aterros, será necessário de imediato realizar pesquisas geotécnicas (sondagens) para determinar as características de suporte à ruptura desse tipo de solo, inclusive cabendo à Empreiteira tomar todas as providências pertinentes à correção das deficiências que forem detectadas, a fim de que se alcance o objetivo de assentar as fundações num solo estabilizado e compatível com as cargas atuantes provindas da superestrutura.
...