O Memorial para Bombeiros
Por: ALYNETVICENTIN • 6/1/2024 • Trabalho acadêmico • 2.999 Palavras (12 Páginas) • 66 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO - PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO (PSCIP)
GALERIA DE BARRACÕES COMERCIAIS
BARRACÃO 1 – CAATIVA LOJA AGROPECUÁRIA
Resp. técnico: Eng° Civil
Renan Rodrigues Leandro
CREA-PR 167090/D
Jandaia do Sul - PR
- de novembro de 2023
APRESENTAÇÃO
O presente Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico refere-se ao Barracão 1, que se localiza em uma galeria de barracões comerciais, já construídos, na Avenida Anunciato Sonni, na região central de Jandaia do Sul, Paraná.
O edifício atualemte é ocupado pela empresa Caativa – Loja Agropecuária de Produtos Veterinários e Insumos. Possui dois pavimentos: um térreo composto por um escritório (14,34m²), uma cozinha (9,81m²), dois sanitários e um galpão (172,39m²) ocupado pela loja; e um pavimento inferior que é usado como depósito da empresa.
- CARACTERIZAÇÃO
Obra: Barracão Comercial 1 – CAATIVA
Área: 405,60 m²
- Endereço: Av. Anunciato Sonni, n° 2905, Centro, Jandaia do Sul- PR
- N° de pavimentos/altura: 2 / 9,00 metros
Proprietário: Armindo de Jesus Cristóvão - CPF 004.113.708-63
Resp. Técnico: Eng° Civil Renan Rodrigues Leandro
CREA-PR 167090/D
- CLASSIFICAÇÃO
Pavimento inferior: Depósito destinado ao Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos de solo com acesso de público (C-1);
Térreo: Comércio varejista de medicamentos veterinários e mercadorias em geral, com predominância em insumos agropecuários (C-2).
- CARGA DE INCÊNDIO
De acordo com a NPT 014, as cargas de incêndio por área de eficicação para as ocupações apresentadas são:
- Pavimento Inferior (C-1):
q = 80 MJ/m² Área = 200,92 m² (Risco Leve)
- Térreo (C-2):
q = 1000 MJ/m² Área = 204,68 m² (Risco Moderado)
Edificação (já construída) com área total de 405,60m², tem-se que:
- Edificação é classificada como risco moderado (1000 MJ/m²);
- Área igual ou inferior à 1000 m²;
- Edificação de Baixa-Média Alta, tipo III - 6 a 12 metros;
Dessa forma, tem-se que deverá ser utilizado a tabela C do CSCIP para determinar as medidas de segurança contra incêndio que deverão ser implementadas. De acordo com a tabela C do CSCIP do corpo de bombeiros, para a presente edificação deverá ser utilizado:
- Saídas de Emergência;
- Iluminação de Emergência;
- Sinalização de Emergência;
- Extintores;
A edificação também seguirá as medidas de prevenção de incêndio referidas na tabela 07 da CSCIP - Exigências Adicionais Para Ocupações em Subsolos Diferentes de Estacionamento - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, afim de regularizar o pavimento inferior da edificação, que é utilizado atualmente como depósito de estoque da loja.
Para o pavimento inferior (já construído) com área de 204,68m², tem-se que:
- • Área utilizada como deósito de estoque da loja Caativa;
- • Área ocupada no subsolo entre 100 e 250 m².
- • Edificação é classificada como risco leve (80 MJ/m²);
- • Área é inferior a 1000 m²;
- • Altura da edificação é inferior a 6 metros;
Dessa forma, tem-se que para o subsolo, deve-se utilizar os métodos de prevenção de acordo com a tabela 07 do CSCIP do corpo de bombeiros. Para a presente edificação deverá ser acrescentado uma das seguintes opções de medidas de prevenção:
a) Depósitos individuais com área máxima até 5m² cada, com paredes dos compartimentos construídas com material resistente ao fogo por 60 minutos, no mínimo;
b) Ambientes subdividos, com paredes dos compartimentos construídas com material resistente ao fogo por 60 minutos, no mínimo, com área máxima até 50m², detecção automática de incêndio no depósito e exaustão natural ou mecânica nos ambientes ocupados conforme estabelecido na NPT 015 (Controle de fumaça).
c) Chuveiros automáticos de resposta rápida no depósito e exaustão natural ou mecânica nos ambientes ocupados conforme estabelecido na NPT 015 (Controle de fumaça).
d) Controle de fumaça – NTP 015.
MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
- SAÍDAS DE EMERGÊNCIA
As saídas de emergência são dimensionadas de acordo com a NPT 011 - Saídas de emergência do corpo de bombeiros.
Cálculo de população:
O cálculo das saídas é determinado em função da população da edificação. Para se determinar a população de uma edificação, utiliza-se a Tabela 01 – Dados para o dimensionamento das saídas de emergência, presente na NPT 011 - Saídas de emergência do corpo de bombeiros militar do Paraná. De acordo com o item 5.3.4 da NPT 011, para o cálculo da população em edificações enquadradas na categoria C, deve-se desconsiderar áreas de sanitários e elevadores.
O cálculo da população da edificação será feito para cada ambiente para se determinar a dimensão das portas que devem ser utilizadas.
Para determinar a população em cada ambiente, será utilizada a Tabela 1 – Dados para o dimensionamento das saídas de emergência, disponível no Anexo A da NPT 011.
Considerando os ambientes do térreo (já construído), tem-se:
• A edificação é composta por um escritório (14,64m²), uma cozinha (8,77m²), um estoque (14,07m²), dois sanitários que serão desconsiderados e dois galpões um no térreo (137,04m²) e outro no pavimento inferior (189,25m²).
...